A Crise Vai Durar Muitos Anos

Dr. Michael LaitmanOpinião: (Michael Khazin, economista, do newsland.ru): “Estou confiante de que a crise vai durar um longo tempo. Aqui está a razão: A crise é uma mudança de certo parâmetro, que muda de um estado não natural para um natural. Até que este processo acabe, a crise vai continuar. Nossa crise moderna está relacionada… ao crédito baseado em estímulo à demanda, isto é, as pessoas viviam a crédito. Como resultado, uma enorme quantidade de dívidas foram acumuladas. Em si mesma, a dívida não é mortal… mas não pode mais ser aumentada. Se assim for, é impossível manter um alto nível de demanda.

“Esta é a razão pela qual a economia mundial vai diminuir em 30-35%,…. enquanto que para os norte-americanos em 55-60%. Num país como os EUA, isso irá causar uma catástrofe sócio-política.

“A crise irá persistir até que a demanda mundial continue a declinar. O colapso vai acabar quando a demanda parar de exceder a renda real da população.

“As pessoas comuns vão experimentar a crise através do crescimento do desemprego, baixos padrões de vida, salários menores, custo crescente de bens, a transição de muitos bens que atualmente consideram “comuns” para as fileiras de itens de “luxo”, e assim por diante .

“Nos últimos 30 anos a classe média no Ocidente foi sustentada apenas por cartão de crédito. A redução do crédito forçará muitas pessoas à pobreza; elas não conseguirão comprar um carro, um apartamento ou serviços médicos. Cinqüenta por cento dos europeus pertencem a este grupo da população, e quarenta por cento deles cairão na pobreza.

“Os preços vão crescer mais rapidamente do que os salários e, portanto, a capacidade de compra vai cair.

“O preço do ouro continuará a crescer … e, finalmente, o ouro vai substituir o dólar como uma medida de valor”.

Meu comentário: Um movimento lento em direção a um consumo racional seria a glória, mas isso não vai acontecer, porque a Natureza não planeja simplesmente nos devolver ao equilíbrio. Em vez disso, ela quer que nós nos unamos num sistema semelhante à própria Natureza. Nenhum truque vai ajudar até que passemos por mudanças em direção à reciprocidade e união, em equivalência com um sistema unificado de Natureza, e deixemos de ser um tumor cancerígeno nela.