A Amargura da Desigualdade

Pergunta: Como podemos explicar às pessoas o verdadeiro sentido de justiça social?

Resposta: Junto com as demandas externas, as pessoas se sentem profundamente dentro da amargura da desigualdade, da injustiça social e nacional, de várias diferenças. A pessoa não se valoriza por quem ela é, mas na comparação com as outras. Nunca tínhamos vivido, assim como hoje, mas quando olhamos para o outro, nos sentimos mal.

Claro, há pessoas que realmente vivem “de salário em salário”, e seus padrões de vida devem ser imediatamente elevados ao nível mínimo . No entanto, todos os outros desequilíbrios precisam ser realizados principalmente por meio da unificação mútua.

Nenhuma “justa distribuição” vai ajudar aqui: Só vai agravar os conflitos. Qualquer adição a alguém iria levantar boatos e descontentamento, críticas e ressentimento. Tente aumentar salários em um dos setores, e será odiado. Mesmo se isso não for feito à minha custa, e mesmo se eu não esteja suposto a obter mais, eu ainda estou perguntando por que o dinheiro foi dado a eles e não para mim.

Em que caso eu vou estar feliz por uma pessoa a que foi dado um aumento? Só se eu estiver ligado a ela pelos laços do amor. Então, primeiro, deveria ser ensinado a atitude certa para que eu a considero. Para começar, antes mesmo de chegar à garantia mútua, precisamos entender que nós completamente dependemos uns dos outros.

[53201]

Da 5 ª parte da Lição Diária de Cabala 31/08/11, “A Nação”

Material relacionado:
Como chegar até a Justiça Social