125 Níveis De Amor E Ódio

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que acontecerá após o fim da correção, quando tivermos subido todos os 125 níveis (degraus)? Será que um novo processo começa lá?

Resposta: Nós veremos quando tivermos chegado ao final da correção. Agora, nós nem sequer entendemos o que significa o primeiro nível espiritual. É assim como o mundo espiritual é oposto ao mundo corporal. Como está escrito: “Eu vi um mundo inverso”.

Não podemos sequer imaginar o que acontece depois de todos os níveis espirituais, no final da correção. Lá, teremos instrumentos de percepção completamente diferentes, não somente maiores do que agora, para fins de comparação.

É exatamente como hoje somos incapazes de falar de um mundo integral, onde eu vou pensar em todos e percebo todos somente juntos. Agora, não sabemos o que é isto. Não podemos imaginar que vamos ver o mundo inteiro como um único  organismo.

Eu vou perceber automaticamente dentro de cada pensamento, apelo e desejo, como meu próprio, porque “eu” vou “amar meu próximo como a mim mesmo”. Será como se todos estivessem dentro de mim.

No entanto, será que eles estão dentro de mim agora, na realidade? Não, eles não estão. Eu sinto a distância dos 125 níveis de ódio entre nós. É assim como é grande o ódio que revelamos, como está escrito: “Aquele que é maior do que seu amigo, seu desejo é maior do que ele”.

Por que os Kelim Igulim (vasos circulares) ocupam um espaço tão grande? É por causa da quantidade de ódio. Todo este espaço é o ódio que será revelado, e eu devo preenchê-lo com amor sobre esse ódio.

O ódio infla as esferas e as distancia para fora (“extra”) a partir do ponto central. Agora, eu devo comprimi-las de volta para dentro (“intra”) com o meu amor, mas eu faço isso sobre a distância delas. Eu quero trazer o meu amigo para mais perto, e eu faço isso. Eu sinto que ele está perto de mim, como se estivesse dentro de mim, mas tudo isso acontece “como se” sobre toda a distância que permanece entre nós.

Eu só encurto esta distância, a corrijo, mas não posso eliminá-la. A profundidade do desejo, a Aviut (espessura), não é destruída, e por esta razão, eu recebo imensas esferas, em vez de um ponto minúsculo, que cresceu desse ódio que distancia todos os nossos pontos uns dos outros.

Da 4a parte de LiçãoDiária de Cabalá 10/08/11Prefácio à Sabedoria da Cabalá