Você Não Pode Corrigir Ninguém Exceto Você

Dr. Michael LaitmanPergunta: Quando há muitas pessoas sentadas numa sala quente, sempre haverá uma pessoa que está com frio e que força os outros a desligar o ar condicionado. Dizem que a maioria da humanidade é capaz de se adaptar às mudanças iminentes. Mas o que devemos fazer com aqueles que estão presos e não estão prontos para sair do estado atual?

Resposta: É importante corrigir a si mesmo em vez do mundo. Na verdade, eu quero provocar movimentos externos e tento ajudar as pessoas a entender o processo e o método de auto-correção. No entanto, em essência, eu só me preocupo com o modo de corrigir a mim mesmo. Eu não corrijo o meu vizinho. Eu lhe dou o método na forma mais suave possível, mas não o faço agir; isso já é escolha dele.

Portanto, nós não incomodamos as pessoas que não estão prontas para a mudança, de forma alguma. Elas ainda não estão maduras para isso. Ao disseminar o método Cabalístico, nós deixamos cada um avaliar por si mesmo. Eu já declarei em diversas ocasiões que não me importo como as pessoas aceitam a nossa mensagem. Eu escuto suas respostas apenas para melhorar a apresentação: para indicar algo de um modo novo e responder a uma pergunta que incomoda alguém. Mas se eu dei tudo o que tenho e a pessoa ainda rejeita e despreza as minhas palavras, eu a trato com respeito. Para mim, isso também é um sinal de sucesso, porque eu fui capaz de aproximar-me dela e revelar a sua resistência. Esta é a reação correta para ela hoje, e nada pode ser feito com relação a isso.

Nós nos dirigimos ao mundo exterior apenas para melhorar a nós mesmos. E se melhoramos a nós mesmos da melhor forma possível, eu não tenho nenhuma queixa com relação às respostas das pessoas. Vamos esperar mais um ano, ou mais cinco anos.

No entanto, se formos longe demais, isso será coerção e não estará dando à pessoa a oportunidade de livre escolha.

Da 5ª parte da Lição Diária de Cabalá 29/08/11 , “A Nação”