Um Novo Mundo Precisa De Um Novo Ser Humano

Dr. Michael LaitmanPor enquanto, as pessoas ainda acreditam que podem restaurar a ordem na sociedade, no país, e no mundo usando os métodos antigos. Elas ainda pensam que nós possuímos o conhecimento, poder, e o programa necessário para a ordem do mundo.  Mas, elas ingenuamente não entendem o que está acontecendo com o mundo.

Os cientistas e economistas se reúnem em conferências, com a esperança de encontrar alguma solução particular. Mas, enquanto eles estão envolvidos em discussões, a crise está ficando pior. E quando ela se materializar num grau ainda maior, eles entenderão para onde suas negociações os levaram, em prol do que eles as realizavam, e assim, eles verão sua própria impotência. É fácil exigir coisas, mas o problema é como atender as exigências. Isso pode deixar as pessoas muito confusas. De fato, tudo depende do nosso trabalho, de nossa intenção e desejos, porque seremos capazes de explicar às pessoas o princípio da garantia mútua.

O problema é que o mundo não entende o que está acontecendo, apesar de que pessoas muito importantes já estejam dizendo que não há solução para a crise e que os métodos que tentamos aplicar no mundo não correspondem às suas condições atuais. É como tentar usar um alicate enorme para ajustar um aparelho eletrônico moderno. Eles não casam um com o outro.

Muitos economistas, sociólogos e políticos já estão escrevendo sobre isso porque eles têm uma boa percepção da situação na sociedade humana. Porém, a ciência no mundo acadêmico está atrasada. Aqueles que trabalham diretamente no centro dos eventos, tais como nas bolsas de valores, nos bancos e nos negócios, são mais sensíveis à dinâmica dos eventos e das mudanças que estão acontecendo no mundo.

Nossa tarefa primária é ajudar o mundo a descobrir rapidamente que não há meios para mudar nada. Todas as mudanças são possíveis somente ao se mudar o ambiente, que inclui a sociedade, a mídia, e o homem. As mudanças não acontecerão mudando-se os sistemas existentes, que se tornaram obsoletos e não podem ser corrigidos pela antiga abordagem. Primeiro de tudo, nós precisamos mudar a nós mesmos. Somente então seremos capazes de mudar todos os sistemas de acordo com nossas mudanças internas.

Quando nos tornarmos globais e integrais, nós sentiremos o que significa a garantia mútua. Nós nos aproximaremos da forma apropriada de sociedade e seremos capazes de construir tal sociedade.

Da 5a parte da Lição Diária de Cabalá 16/08/11, “A Nação”