O Desenvolvimento Pode Acontecer Sem Destruição?

Dr. Michael LaitmanPergunta: As novas tendências fazem parecer que as nações do mundo terão que se desintegrar desde dentro, a fim de serem construídas de novo…

Resposta: O mundo inteiro tem que ser destruído, mas a destruição pode acontecer no nível físico ou no nível da compreensão e realização. Ou nós teremos que destruir completamente a nós mesmos no sentido físico, a fim de compreender que também devemos destruir o nosso espírito egoísta, ou podemos contornar o componente físico do colapso e imediatamente começar a trabalhar em sua realização espiritual, a fim de corrigir a situação.

De uma forma ou outra, você tem que chegar à quebra, à destruição interior. E é possível que para alcançá-la, você também precise do colapso externo.

Por exemplo, hoje em Israel nós estamos tentando adicionar a nossa mensagem à onda do protesto social sobre a necessidade de união e construção de uma sociedade integral. A questão é: Quão eficazes são os nossos esforços? Talvez certa quantidade de sofrimento também seja necessário aqui para as pessoas entenderem que esta é a única coisa que falta na realidade, e a única maneira de conseguir uma distribuição justa dos recursos.

As pessoas realmente querem justiça social, mas como ela pode ser alcançada? Isso não pode ser feito através da imposição de qualquer coisa que você gosta, mas que os outros não gostam. A justiça social deve envolver todos, toda a sociedade. Mas é realmente possível realizar isso sem antes atingir a garantia mútua?

Seria bom se as pessoas percebessem isso. Caso contrário, problemas serão necessários. Não há outras alternativas: ou o caminho do bem, ou o caminho do sofrimento. Se não formos bem sucedidos no caminho do bem, então o segundo caminho terá que se juntar. Isso é o que acontecerá em todas as áreas de nossas vidas.

No entanto, quanto mais pudermos influenciar o ambiente, mais chances existem de que não tenhamos que passar por guerras reais, as quais o mundo pode escorregar no caso de uma reviravolta ruim dos eventos, como o Baal HaSulam escreve.

Da 5ª parte da Lição Diária da Cabalá 18/08/11, “A Nação”