Não Tenha Medo Do Seu Medo

Dr. Michael LaitmanPergunta: Qual é a atitude certa que eu devo ter em relação ao medo que experimento agora quando saio para falar com as pessoas sobre a Cabalá?

Resposta: Este medo não desaparece até o fim da correção. Se você ler os Salmos, você vai se surpreender ao descobrir que até mesmo o rei Davi, que estava no mais alto nível espiritual, sentiu medo. Obviamente, não é o mesmo tipo de medo que sentimos, mas o medo de ser ou não capaz de doar, de realizar ou não a ação corretamente. A pessoa tem dúvidas constantes sobre isso.

Cada grau espiritual começa com esses medos e dúvidas. E a mesma coisa serve para nós: tudo começa com medo, repulsa, aversão e apreensão. Isso é Malchut, que revela a falta de tudo dentro dela. Este é o grau da entrada no estado da doação em prol da doação, Bina, Hafetz Hesed.

O estado da doação em prol da doação não é o estado de um herói destemido. Por enquanto a pessoa está apenas se elevando acima do seu ego, acima de tudo, dos medos, e ela só pode doar em prol da doação. E só é possível elevar-se até esse nível de doação a partir do medo e da apreensão, da sensação de que você não tem nada – nenhuma força ou compreensão, mas isso não importa!

O mais importante é elevar-se acima de todos estes medos e aderir-se ao superior, atingindo-se assim a mínima adesão inicial, chamada de estado de “embrião”, três dias da absorção da semente (esperma), acima de todos estas desagradáveis sensações.

Este é o estado de crise, separação e fraqueza que é, na verdade, pior que a morte. Afinal, a morte forneceria algum tipo de fuga, mas aqui não há escapatória. Tudo o que você pode fazer é saltar para cima! Este não é um estado simples.

Da 5ª parte da Lição Diária de Cabalá 16/08/11, “A Nação”

Comente