Não Duvide Que Você Vai Ganhar Muito

Dr. Michael LaitmanO trabalho interior começa com a nossa aspiração em sair de nós mesmos, em direção à união. E a existência da pessoa na união é medida pelo quanto ela contradiz seu desejo, de acordo com às forças que obstruem e lutam contra a união. Mas essas forças de resistência são realmente “a ajuda em contra”, porque elas mostram à pessoa que ela ainda tem que se esforçar no sentido de corrigir-se.

É assim que ela gradualmente avança mais e mais. Ela tenta se conectar com o próximo e doar, e ela recebe continuamente repulsa, dificuldades, peso no coração e a compreensão de seu erro, o que lhe permite corrigir sua direção. Como isso se repete várias vezes, isso gradualmente se acumula “tostão por tostão em uma grande soma” até que, finalmente, chega o “pagamento”, isto é, ela realmente revela a força de doação, a força da fé.

A parte mais importante deste trabalho é não desistir! Afinal, nós começamos neste caminho completamente egoístas (Lo Lishma) e só pensamos em como ganhar e como ganhar muito com isso. Nós não o conectamos a outras pessoas e não sentimos quem é o “próximo”.

Por enquanto nossas ações são semelhantes a um bebê que acaba de nascer e não tem a menor idéia do que está fazendo. Ele nem mesmo sente o que os outros estão fazendo com ele. Mas, com o tempo, ele gradualmente começa a sentir, ouvir e ver algumas coisas, e a reagir de alguma forma. É assim que ele cresce! E nós crescemos na espiritualidade exatamente da mesma maneira! Nós devemos nos esforçar em todos os momentos de nossas vidas como uma criança, com a diferença de que a criança é forçada a crescer instintivamente pela natureza.

Na realidade, a pessoa não é obrigada a fazer mais do que é capaz. O mais importante é tentar! E desejar doar pelo menos um pouco, da forma que ela for capaz. É claro que essa aspiração não é pela verdadeira doação, mas isso não importa! O mais importante é o desejo, e o desejo verdadeiro nascerá desses esforços. É como uma criança que deseja se tornar adulto, e em virtude de seus esforços em se tornar grande, para compreender e sentir, para fazer algo, ela cresce.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 14/08/11, Shamati