Laureados de Prêmios Nobel de Economia Prevêem os EUA e a Europa Em Crise de Longo Prazo

Opinião: “Se os políticos não conseguirem lidar com isso em breve, a crise da dívida será um divisor de águas para o sistema ocidental inteiro. As economias dos Estados Unidos e Europa terão que enfrentar anos de estagnação e declínio em relação às nações emergentes da Ásia e América Latina. Na verdade, a Zona do Euro pode quebrar.

Estes são alguns dos pontos de vista recebidos pelo Die Welt em resposta às perguntas que foram colocadas a 17 ganhadores do Prêmio Nobel de Economia que estão reunidos esta semana para as reuniões dos ganhadores do Prêmio Nobel em Lindau ….

“Edmund Phelps, um professor da Universidade de Columbia, que ganhou o prêmio em 2006 por sua teoria sobre o crescimento, diz que durante as últimas décadas o Ocidente viveu acima dos seus meios e ao fazr isso já consumiu parte de seu futuro. Isso significa que os Estados Unidos, mas também a Europa enfrentam agora um longo período de estagnação …

“Outros Laureados também veêm a crise da dívida como responsável pelo terrível estado da economia. Para Eric Maskin, a dependência da dívida do governo está arruínando o sistema ocidental e se os políticos não conseguirem se despertar e agir rapidamente a turbulência econômica pode ser esperada a durar anos.

James Mirrlees, que ganhou seu prêmio Nobel de economia política de pesquisa, avalia as chances que o mundo ocidental terá de enfrentar por um longo período de estagnação “muito alto”. Myron Scholes concorda, acrescentando que tanto os Estados Unidos e a Europa estão olhando para um destino semelhante a década perdida do Japão, se a confusão presente continuar ….

“Em um respeito, os laureados sentem um declínio do Ocidente já está selado: independentemente de todas e quaisquer decisões políticas que podem ser tomadas, a dominância do dólar como moeda de reserva do mundo vai desaparecer. Seu papel de liderança irá diminuir progressivamente ao longo das próximas décadas. Os economistas vêem isso como inevitável, como a desvalorização da libra britânica no século 20. Eles são unânimes em afirmar que o yuan chinês vai ganhar em estatura ….

“Para salvar o sistema ocidental e seus valores, os laureados sugerem uma melhor coordenação entre os governos. Instituições mais fortes são necessárias para alcançar resultados. McFadden diz que as Nações Unidas não podem cumprir o papel – em sua opinião, elas não tem o apoio, nem desfrutam do respeito ou influência, para fazê-lo.

“[52703]

 

Comente