Democracia Ou Um Truque Do Egoísmo

Dr. Michael LaitmanPergunta: Se eu estudo em um grupo virtual e não experimento sérios obstáculos, eu sou capaz de formar um apelo ao Criador baseado nos problemas corporais diários no trabalho e em casa?

Resposta: Não há necessidade de procurar problemas nem no grupo virtual nem no grupo físico. Os obstáculos surgem por si mesmos, a partir do nosso desejo de realmente nos aproximar e unir uns com os outros. Em seguida, começam os problemas! E se você não tiver nenhum problema, conecte-se com os outros e comece a entendê-los.

Os problemas vêm de acordo com o estado. Quando as pessoas mantêm distância, não surgem problemas entre elas. Nós vemos o nosso mundo se aproximando da democracia. A “democracia” é o maior engano, quando eu me distancio ainda mais de você, e você se distancia ainda mais de mim. E agora nós quase não nos tocamos e dizemos que cada um tem liberdade: “Isso é meu, isso é seu; não toque no que é meu, e tudo ficará bem”.

Mas isso não é uma relação, porque, basicamente, não estamos conectados um com o outro de forma alguma! O pouco que nós tivermos para receber um do outro, nós passamos um ao outro através de algum tipo de escudo. Mas em qualquer outra forma, não nos tocamos. E quando não nos tocamos, não existem problemas – o nosso ego está pronto para concordar com isso, e esta é a opção mais conveniente para ele. É por isso que o mundo moderno tem alcançado a democracia, a proteção dos direitos individuais, e assim por diante.

Mas se começarmos a agir assim num grupo, nós nunca alcançaremos a união. A democracia não será capaz de levar à união se tudo está sendo feito com luvas e mantendo-se certa distância.

Até agora, nós éramos capazes de fazer isso. Mas agora, não importa o quanto resistimos, não há escolha: a natureza está nos pressionando, obrigando-nos a unir e estabelecer uma conexão. Mesmo que ainda estejamos tentando manter distância e a mesma democracia, a natureza está nos mostrando que estamos conectados uns com os outros. Este é o lugar onde começam os problemas!

Eu não posso ir mais longe! Uma distância maior é impossível de acordo com a forma que a natureza está me mostrando. Ela está me mostrando que eu estou conectado com todos os outros e, ao mesmo tempo, não quero estar conectado a eles. Basicamente, esta é a essência da crise moderna.

Mas, no grupo, nós precisamos trabalhar no coração. Não importa se estamos juntos numa sala ou atrás de telas de computador em uma classe virtual. A chave é evitar nos enganar em ter alcançado a conexão. Este é um grande problema, já que a pessoa se convence, devido à capacidade de defesa do egoísmo, que está tudo bem e que ela tem uma conexão suficiente com os outros. Ela se esquece completamente  disso e experimenta muitas perturbações.

Mas quando nós queremos entender isso e fazemos isso juntos, nós começamos a trabalhar com isso e revela a força do mal, que nos separa, os nossos corações. Este não é um trabalho fácil.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 28/07/11, Shamati # 218

Comente