Círculo: A Qualidade Do Criador

Dr. Michael LaitmanActualmente, um novo governo tem-se revelado no mundo – o governo “circular”. Mas isso não significa que o governo “reto” (direto) desapareça. Nós precisamos entender como podemos usar a linha reta para preencher os círculos, ou seja, como combinar o indivíduo com a sociedade e que relação construir entre ambos.

 “Eu” preciso permanecer. Eu sou aquele que governa e toma as decisões, percebe, apreende, e aspira “reto” a certo objectivo, mas eu faço tudo isto em prol da doação (circular), do amor, anulando-me.

Isso é  uma aparente contradição, como está escrito, “Aquele que deseja viver mata-se a si mesmo”, ou como o Criador ordenando Abraão a sacrificar o seu filho Isaac enquanto promete que a posteridade inteira irá se originar dele. Não percebemos como isto pode ser, mas é assim como o governo circular é revelado do outro lado. E devido a isso encontramo-nos a nós mesmos em tais estados complicados – quebrados e dúbios. Contudo, ao começar a verificar, analisar e a ficar confusos através deles, fazendo isso, nos aproximamos da espiritualidade!

De facto, o mundo espiritual compreende estas duas formas. Até agora temos existido numa única forma: a forma reta. Eu pressiono, e os outros me pressionam de volta. Assim, todos nós vivemos pela lei do “a força torna reto”. E mesmo se vemos relações opostas, tais como essas entre uma mãe e uma criança, elas também são governadas pela natureza através da linha reta.

Mas o governo circular tem sido revelado apenas nos nossos dias, razão pela qual nos sentimos tão incapazes. Para avançar, precisamos percebê-lo ao menos um pouco. Para isso, precisamos de qualidades como amor e fé acima da razão, que transcendem o governo reto.

Elas são medidas e preenchidas através do trabalho na linha reta, mas as qualidades por si mesmas existem acima do desejo de desfrutar. Quando atingimos o desejo de doar, que se veste dentro do desejo de desfrutar através de uma tela, permanecemos na linha reta tornando-nos contudo semelhantes ao “círculo”.

O círculo é a qualidade do Criador, enquanto que a linha reta é a qualidade da criatura. Mas uma vez que trabalhamos na linha reta com a fé acima da razão e desejamos ser semelhantes ao círculo, nós preenchemos os círculos. O Criador como que abandonou este local e nos deu a liberdade para agir. E não O devolvemos a este local com a nossa exigência; em vez disso, começamos a trabalhar lá como Ele o fez quando estava lá. Isto significa que preenchemos a esfera circular através da linha reta.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 22/8/11, Talmud Eser Sefirot