Aprenda A Viver Em Equilíbrio Com A Natureza

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que é a natureza e o que significa estar em equilíbrio com ela?

Resposta: Nós existimos na natureza. Um grande número de parâmetros nos influenciam, como temperatura, pressão, vibrações diferentes, todos os tipos de ondas, a radioatividade e outros. Nós devemos existir em equilíbrio com todos esses fenômenos naturais.

Esta é a lei da física: um corpo que existe em um estado de equilíbrio com o meio ambiente está em seu estado mais confortável. Se a temperatura, a pressão, ou outros parâmetros subir mesmo um pouco, eu me sinto mal. Se eles caem um pouco, eu também me sinto mal.

É assim que eu sou criado nesta natureza: eu posso existir na natureza dentro de certos limites, e dentro destes limites devo tornar-me equivalente à natureza circundante. É por isso que no inverno eu preciso me agasalhar para estar em equilíbrio com a natureza e, no verão, é o oposto, e assim por diante.

Isto diz respeito à parte que podemos ver, mas há também uma parte da natureza que não podemos ver. Ela consiste das leis dos desejos, as leis do nosso desejado desenvolvimento, isto é, leis morais. O homem também deve estar de acordo e em equilíbrio com elas.

Nós não sabemos essas leis. Nós pensamos que estamos tão bem neste mundo se fiaermos doações, ajudar os pobres, não incomodar ninguém, pagar nossos impostos, ajudar as velhinhas a atravessar a rua ou o que você imaginar. Isso não é suficiente?

Não só não é o suficiente, como não vale para nada, porque eu só faço o que eu penso e compreendo com minha mente egoísta. A fim de fazer o que eu preciso, eu preciso estudar a natureza em si e aspirar a ser semelhante a ela.

Esta lei de equivalência é a única lei que eu preciso obedecer. Todo dia eu mudo, cresço e me torno alguém. Segue-se que todos os dias, em todos os momentos, eu devo corrigir e ajustar meu equilíbrio com a natureza.

Com este intuito, primeiro nós devemos aprender as exigências que a natureza ou o Criador (não importa como nós chamamos) nos apresenta, de que forma nos conformamos com estas exigências, e como alcançar o equilíbrio. É disso que a sabedoria da Cabalá fala: O que é a natureza circundante, o que somos nós, em que sentido nós não correspondemos à natureza, com base em quais parâmetros, e como podemos alcançar o equilíbrio com eles. Nisso se resume toda a sabedoria.

Da Série “Lição Virtual” aos Domingos 31/07/11