A Quebra Foi Necessária

A chave nesta realidade é entender que nós existimos em um estado. Quando o ponto no coração desperta em nós, ele nos empurra para revelar a verdadeira realidade, que depende totalmente dos esforços da pessoa e nada mais.

Toda a realidade já existe em sua perfeição completa e magnificência. Mas nós somos incapazes de atingir a percepção da verdadeira realidade sem a revelação do mal, do sofrimento e da tristeza.

Então, a pessoa naturalmente justifica todas as etapas do seu caminho durante o processo de desenvolvimento dos seus desejos. Ela entende que todo o sofrimento que cada parte de sua alma experimentou foi necessário para revelar o verdadeiro estado que foi perfeito desde o início. Ela viu esses desejos como separados, quebrados, distantes, e sofrimento, porque esta era a única maneira para ela entender essa angústia enorme. Ela poderia atingir esse sofrimento apenas devido ao fato de que ela ficou dividida em numerosas peças que percebeu como “estranho”.

Gradualmente, com a ajuda da Luz que corrige a sua atitude para com eles, o homem revela que essas são as suas próprias peças, e, nessa medida, ele adquire a capacidade de justificar tudo o que o mundo tem passado por ao longo de sua história.

Esta é a forma o ser humano acumula dentro de si todo o sofrimento desse vaso enorme, desejos, e pode suportar. Este é um sofrimento enorme combinado de todas as almas ao longo do tempo, coletadas em um recipiente de amor para e em unidade com eles. E então ele chega ao estado de “luto por Jerusalém”, que é a Malchut coletiva quebrada. E quando ele revela, ele também descobre sua alegria.

A partir disso, fica claro que a quebra foi necessária para nos ajudar a revelar o sofrimento desta alma inteira enorme ao ser oposta à sua perfeição. É por isso que uma pessoa justifica todas essas ações: o rompimento e todo o processo de correção, vendo esta grande misericórdia e amor absoluto do Criador por ela.

Se não fosse a quebra, ela não seria capaz de suportar tal e enorme Kli (desejo) vazio, em frente à sua doação grande! Por este motivo, a quebra em que estamos hoje é uma oportunidade feliz para atingir o desejo absoluto, trepidação absoluta, e lamento por Jerusalém para finalmente sentir a sua alegria.

Da parte 1 da Lição Diária de Cabala 09/08/2011, Escritos do Rabash