A Crise Está Apenas Começando

Dr. Michael LaitmanOpinião: (Sergei Karaganov, Vice-Diretor do Instituto da Europa na Academia Russa de Ciências, Presidente da Superintendência do Conselho de Política Externa e de Defesa): “A crise mundial está apenas começando e vai afetar a todos. Mas não está claro como e quando os países se reunirão para, em conjunto, começar a superá-la…

“Esta crise e este novo período na história do mundo ameaçam infligir sofrimentos inevitáveis ​​em bilhões de pessoas… Junto com as rápidas mudanças geopolíticas… este período pode trazer uma desestabilização dramática da situação internacional e aumento do risco de conflitos…

“O assunto em questão não é apenas uma profunda crise financeira e econômica. Esta é uma crise geral de todo o sistema de governo global, uma crise de idéias, na qual foi baseado o desenvolvimento global; e uma crise das instituições internacionais…

“Superar a crise global exigirá uma nova rodada de reformas, a construção de instituições internacionais e sistemas para governar a economia e as finanças mundiais, e uma nova filosofia para o desenvolvimento global…

“Alguns princípios para a construção do futuro sistema:
– O livre comércio e uma ordem econômica liberal combinados com uma regulamentação internacional mais rígida.
– Elaboração conjunta e coordenação das políticas dos países mais poderosos e responsáveis…
– Esforços coletivos para preencher o vácuo de segurança, em vez de criar novas linhas divisórias e fontes de conflito.
– Solução conjunta de problemas de energia…
– A Rússia e a União Européia devem esforçar-se… para uma aliança estratégica.
– O objetivo do desenvolvimento deve ser o progresso, não a democracia. A democracia é uma conseqüência e um instrumento do progresso”.

Meu comentário: Resumindo, a crise está apenas começando, e a solução é a união. Caso contrário, nós estamos nos encaminhando para a privação!

Comente