Você Não Pode Ir Contra Os Fatos

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “A Paz”: Eu vim aqui para falar somente por meio da critica da razão empírica, começando com o simples reconhecimento que ninguém discorda, através da prova analítica, até cheguarmos a determinar o tópico mais elevado. E ele será testado sistematicamente, como Seu trabalho (doação) é confirmado e reafirmado pelo simples reconhecimento do aspecto prático.

Assim, baseado em nossa pesquisa, temos que entender que a única coisa que precisamos na vida é doar ao próximo. Tudo que a Cabalá chama de “trabalho do Criador” e “amor pelo Criador e pelas criaturas”, é expresso e realizado com o objetivo de doar ao próximo.

Como podemos esclarecer isso? Onde podemos encontrar a prova de que é exatamente assim que devemos viver? De onde podemos tirar a força para realizar esse princípio? Por que somos opostos a ele por nossa natureza? Por que esse trabalho é odioso para nós? Como podemos, apesar disso, realizá-lo? Afinal, o Baal HaSulam escreve que isso é necessário e obrigatório. Isso significa que dados experimentais devem nos mostrar fatos que nos obrigarão a agir de forma apropriada.

A princípio, é isso que sempre acontece. Por exemplo: é mostrado à pessoa que tipo de dano ela causa a si mesma ao fumar. Especialistas apresentam essa mensagem a ela de forma tão clara e convincente que ela pára de fumar mesmo que queira continuar fumando. Isso acontece porque ela vê o prejuízo com seus próprios olhos e todos a apoiam. A humanidade realmente está lutando contra o fumo, e se os produtores não estivessem empurrando os cigarros “de forma clandestina”, as pessoas já teriam largado esse hábito a esta altura, bem como tudo mais que causa dano verdadeiro.

É até mais fácil alcançar o efeito necessário usando a influência positiva, através de algo que traga benefício. Se a sociedade de forma pública e expressa enaltece algo, eu aspirarei automaticamente na mesma direção. As crianças crescem com esse valor: é a única coisa que importa e nós vivemos para o seu bem.

É possível fazer com que adotemos os valores mais diversos, o que é de fato o que está acontecendo com a humanidade. Nós somos todos diferentes. Cada pessoa tem sua própria religião, ideias e preferências, mentalidade, hábitos…

Assim, com a ajuda da pesquisa, nós temos que encontrar a prova de que não nos deixaram outra possibilidade além de doar ao próximo.

Da 5a parte da Lição Diária de Cabalá 28/07/11, “ Paz”

Comente