Transformando-nos Juntos

Dr. Michael LaitmanNa época atual as ações físicas não determinam nada. A natureza está exigindo a atitude correta de nós. Esse é o problema. Nós não deveríamos distribuir ajuda gratuita às pessoas ou entregar tudo que temos. O que é pedido de nós é uma atitude diferente. Você tem que mudar a si mesmo ao invés de mudar o jeito que você age.

Até agora, nós agimos fisicamente, do jeito que o nosso egoísmo ou falso altruísmo desejava. Nós distribuíamos pão aos pobres e, falando de forma geral, tentávamos mudar o mundo do jeito que gostávamos. Mas, não foi suficiente. Os resultados falam por si só. De agora em diante, nós somos os que devem mudar.

Ao invés de mudar o mundo, nós queremos mudar a nós mesmos com a ajuda de forças externas. Essa é a nova tendência. Nesse caminho nós veremos como tudo que conseguimos planejar está se tornando corrigido.

Mas ainda é difícil para a pessoa entender isso. Ela pensa: “O quê? Eu tenho que mudar? Por que você não pega simplesmente mais 10% de impostos de mim?”. Assim, isso requer a opinião pública. Isso tornará mais fácil o que agora parece difícil. Então, não será mais difícil. Se todos começarem a pensar nisso, eu me unirei a eles alegremente. Afinal, a influência das pessoas ao meu redor trabalha por si mesma. Ela não depende de mim, eu não determino nada. Eu dependo dos outros.

Assim, nós não temos que nos voltar a cada pessoa individualmente. A coisa mais importante é mudar o ambiente, o modo geral de pensar no mundo. E o restante virá junto. 

Da 5a parte da Lição Diária de Cabalá 14/07/11, “Arvut”