Tendas Nas Ruas

Pergunta: Durante os últimos dias, casais em Israel começaram um protesto contra a crise imobiliária. Eles estão construindo cidades de tendas em locais públicos para protestar contra os preços da habitação que dispararam. Isso vai levar a correção?

Resposta: Isso é uma coisa boa. No entanto, o que pode o nosso pobre governo fazer por eles? Nós atribuímos grandes capacidades para ele, pensando: “Eles vão decidir alguma coisa hoje e farão amanhã”. Mas isso não é assim. O governo não sabe sobre esses problemas? Os ministros só querem se reunir para uma conferência e tomar uma decisão para que a partir de amanhã, de novo, casas baratas comecem a ser construídas?

Isso não pode acontecer, porque estamos lidando com um grande complexo de problemas sociais interligados, e este é apenas um deles. Não podemos corrigir qualquer um deles, a menos que corrigirmos a conexão entre as pessoas no país. Ninguém será capaz de ajudar: Não o primeiro-ministro ou o governo, os parlamentares, e nem mesmo as pessoas que estão sentados nas barracas espalhadas pelas ruas da cidade.

É bom que eles estão sentados lá, e é bom que o primeiro-ministro esteja preocupado . É bom que ele tem medo e eles estão fazendo exigências dele. Talvez isso finalmente fá força-los para chegar à conclusão certa: que a correção não virá do primeiro-ministro. E, até mesmo, o dinheiro não vai resolver nada. Existe um problema maior escondido aqui. Mesmo se houvesse dinheiro suficiente no país, as autoridades não serão capazes de tomar qualquer decisão útil.

Temos que entender que nos nossos tempos não há situações problemáticas separadas. Agora, quando a natureza nos tem fechados dentro de uma rede integral, tudo depende apenas da conexão entre as pessoas. Não há um problema social, nem mesmo o menor, que possa ser resolvido sem uma interligação social, sem uma conexão dentro da nação e no mundo. Sem recorrer a este meio, você não será capaz de fazer qualquer coisa.

A tarefa pode parecer secundária ou puramente técnica, “Que é realmente tão duro sobre ela? Basta dar uma ordem, liberar algum terreno para construção, e deixá-los começar a construir. “Mas eles não podem fazer isso porque eles depararão em frente a um um obstáculo interno intransponível. Isso seria o mesmo que exigir pura doação de uma pessoa que é simplesmente incapaz disso. Ela simplesmente não consegue..

Então saiba disso: Hoje há apenas uma solução para qualquer problema: garantia mútua. Se não houver garantia mútua, não há solução. É exatamente isso que nós temos que trazer para a compreensão do povo. Podemos ter certeza de que alcançaremos o sucesso e iremos superar todos os problemas apenas por meio da força da garantia mútua.

Da 5a. parte da Lição Diária de Cabalá de 17/7/11, “Arvut”