Repensando Axiomas Da Educação

Opinião (Boris Wolfson, historiador e professor da Academia Russa de Educação, portalus.ru): “Apesar de suas enormes realizações, o homem ainda não penetrou nos mistérios da consciência – o presente mais profundo dado a ele pela natureza. Pois a maior parte, a verdadeira essência do homem permanece um mistério…

 “Nenhuma das modernas teorias filosóficas e  pedagógicas é capaz de determinar os objetivos básicos e meios de educação…

“Está se tornando progressivamente evidente que para superar a crise no desenvolvimento humano, nossa principal tarefa não é a transformação das estruturas sociais…, mas algo mais desafiador: mudanças profundas na consciência e comportamento do homem moderno que irão enobrecer seu mundo interior e preencher suas aspirações com novo conteúdo,  ideais sociais e estéticas, e noções de bem e mal. O desafio é formar propositadamente uma consciência humanista no indivíduo, grupo, sociedade, e em toda a humanidade…

 “O humanismo não está enraizado na estrutura biológica do homem, não é inerente nele desde o nascimento. Cada indivíduo precisa reaprender alguns valores humanos básicos. Desta forma, se requer um esforço maior dos professores, mudanças significativas no sistema de educação, bem como a reavaliação das provisões fundamentais que pareciam axiomáticas pouco tempo atrás”.

Comente