Quem Sente: Você Ou Eu?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como eu posso justificar um amigo que caiu e perdeu a sua correta intenção?

Resposta: Então, a pergunta seria assim: Como eu posso justificar a mim mesmo por pensar que o meu amigo aparentemente perdeu a intenção? A pessoa deve referir-se a isso de duas maneiras: externamente, eu deveria ajudá-lo com ações práticas; internamente, eu poderia justificá-lo e acho que se eu fosse ele, eu teria caído muito mais fundo.

E ainda mais internamente, eu digo que eu o vejo caído apenas porque o Criador fez-me vê-lo desta forma. E tudo isso é feito para que eu me eleve acima deste pensamento e considere que ele está totalmente corrigido, e eu não estou corrigido se o vejo tão caído. Como se diz: “Cada pessoa julga de acordo com suas próprias falhas”.

A chave é compreender que estamos como em uma estrutura cristalina, no campo de força do Criador, que gerencia todos os nossos estados. Portanto, é preciso considerar um amigo como representante do Criador, que lhe mostra algumas das atitudes Dele em relação a você. Você deve ver desta forma todo o grupo e até mesmo o mundo e a si mesmo.

Você recebeu um local onde você deve sempre colocar as coisas em ordem e levá-lo ao estado final corrigido. Você deve corrigir a sua visão para ver o mundo no final da correção (Gmar Tikun). Com isso, você chegará ao fim da sua correção.

Na verdade, nada muda na espiritualidade; mesmo agora, você está em um estado totalmente perfeito. Por que você vê exatamente o oposto, este mundo quebrado e todos não corrigidos?

No entanto, se você disseminar o método da correção no mundo e desejar o máximo possível atingir o estado corrigido juntamente com todos os outros, você estará se corrigindo e transferindo essas partes que parecem externas para o seu interior.

Quando você for orar, você julgará a si mesmo e desejará mudar. Como resultado, você chegará a um estado onde tudo estará conectado, e a Luz superior será revelada nestas partes conectadas. Então, a externalidade e a internalidade se tornarão iguais.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 17/07/11, Escritos do Rabash