Qualquer Um Que Procura A União É Nosso Aliado

Dr. Michael LaitmanPergunta: Além da Luz como a força que corrige, como nós nos diferenciamos de outras organizações que reconhecem a unificação como o único meio de salvar a humanidade?

Resposta: Não nos diferenciamos. Além disso, por que não colaborar com essas organizações? Se elas de fato desejam unir as pessoas, nós podemos entrar em contato com elas.

Se um ou outro grupo, seja ele religioso, secular ou internacional, segue a direção da unificação, mesmo se for por uma meta de curto prazo, e se não for uma manobra de distração da parte dele, mas um verdadeiro objetivo, nos estamos definitivamente com ele. Já é um avanço que eles almejem à unificação. 

Eu não sei se tais organizações existem. Aquelas que eu tenho visto fazem negócios para ganhar dinheiro atrás de uma bela fachada. Mas, se existe alguma, nós ficaremos felizes de cooperar, uma vez que a união sustenta o sucesso do mundo, especialmente durante o tempo de uma crise crescente. Não há problema em unificar nossas forças com aqueles que já percebem qual é a solução.

No seu tempo, o Baal HaSulam foi à Polônia para se juntar ao proletariado que se ergueu numa aspiração em alcançar a união, o socialismo e o comunismo. Através disso, ele queria testar se havia uma chance de corrigí-los, de redirecioná-los um pouco para que assim a solidariedade deles fosse autêntica. Você não pensa realmente que ele levou os trabalhos do Ari consigo para estudar com os trabalhadores das fábricas, pensa? Obviamente, não. Ele também não tentou pedir que eles seguissem a Torá e os mandamentos no nível material.

Então,por que ele foi? O que ele pensou ao encontrar pessoas tão contrárias à imagem de um judeu religioso? Ele queria explicar a eles um pouco mais, dar a eles sua força para que o desejo deles de união tivesse uma forma mais correta, pelo menos num certo grau.

Sua viagem à Polônia desde Jerusalém é um exemplo que nós ainda não compreendemos. Nós vemos o Baal HaSulam como um ingênuo, uma vez que nós não vemos o aspecto espiritual nisso. Havia uma oportunidade lá, sem levar em consideração que ele não conseguiu o que queria. Mas, a força superior faz seus próprios cálculos a esse respeito. Ele foi lá porque havia uma chance real de sucesso.