Os Quatro Nomes Do Homem

O Homem é chamado por quatro nomes de acordo com os seus feitos: Adam, Ish, Gever e Enosh.

Enosh (אנוש) aponta para o nível mais baixo, inferior. Este tipo de pessoa passa toda a sua vida perseguindo paixões corpóreas e esquece-se da fonte da sua alma, de onde ela é, e para onde voltará no fim. Ela é chamada “Enosh” de acordo com o verso, “Deus fez-me esquecer (Nashani)…” (Beresheet, 41:51), porque ela se esqueceu do seu fim.

Gever é a pessoa que ligeiramente supera (Mitgaber) e não segue a sua volúpia como um animal, mas está satisfeita com o que encontra. Contudo, não se limita a si mesma como resultado do temor do Criador, mas porque percebe que o homem tem de ser superior ao animal e não segue as urgências dos desejos corpóreos. É chamada “Gever” porque supera ligeiramente a volúpia malvada. Contudo, isto é insuficiente para a Luz se vestir nela, porque ela não aspira ao Criador, “Quando verei a face do Criador de forma a dar-Lhe prazer?”.

Ish” é o nível seguinte de desenvolvimento. Contém um toque de união com o Criador através das qualidades pelas quais o mundo foi criado. Isto aponta para o bem que está oculto dentro da pessoa, razão pela qual a sua alma deseja os ensinamentos do Criador e o cumprimento do Seu acordo, de forma a fundir-se com a Luz da vida e dar-Lhe prazer. Mas ela ainda é motivada pelo egoísmo, que a joga para fora do caminho para o Criador.

Adam é o nível mais alto, originado das palavras “Eu tornar-me-ei semelhante ao superior” (Edameh le Elion) (Livro de Josué 14:14). Esta pessoa já saiu completamente das três categorias inferiores, nas quais ela é semelhante a um animal, e funde-se com o Criador. Ela une os seus planos, palavras, acções, e movimentos, ocultos e revelados, na união com o Criador, de forma verdadeira e sincera, sem quaisquer pensamentos desconexos.