Na Zona Neutra Entre o Bem e o Mal

Nós não temos qualquer liberdade de vontade neste mundo. É um mundo de resultados, e é isso que torna tão diferente do mundo espiritual, porque quando uma pessoa sobe lá, tendo alcançado um nível espiritual, ela ganha a liberdade da vontade no pensamento, decisão e ação. Isso porque ela tem todas as forças, enquanto o nosso mundo contém apenas os seus resultados.

Aqui nós já recebemos as imagens prontas e não podemos mudar nada nelas. Se queremos agir por nossa conta, temos que subir para o nível espiritual, o nível do livre arbítrio, o nível de forças. Quando nós revelarmos essas forças dentro de nós e as sentimos (considerando que tudo que se revela apenas no interior de uma pessoa), então ganhamos a capacidade de agir por nosso próprio livre arbitrío e decidir por nós mesmos que força ativar – estas ou outras.

Este trabalho é chamado de obra do Criador. Afinal, ganhando a capacidade de fazer a escolha certa em todas as suas ações, ele substitui gradualmente o Criador em controlar as forças da natureza. É assim que ele gradualmente atinge um ponto em que toda a realidade vem sob o seu poder.

Ele constantemente revela novas forças, como se isso estivesse acontecendo de uma forma livre. Afinal, só há duas autoridades: a de doação e de recepção. Ambas as forças vêm do Criador, mas onde está o homem aqui?

O homem fica entre essas duas forças, que agem sobre ele em perfeito equilíbrio. Ele se encontra na zona neutra, que não depende da força de doação ou a força da recepção. A força de doação é chamada de “santidade” e a força de recepção – “impureza”, porque é egoísta. E a parte neutra não pertence a qualquer uma e é chamada Klipat Noga.

Neste estado, onde uma pessoa não sabe exatamente “de que lado” a verdade está: Do lado da força egoísta (Klipa) ou do lado da santidade (doação), ela se encontra exatamente no meio delas, e ganha liberdade de escolha.

Mas surge uma questão: Como é possível escolher se você está exatamente no meio da escala e você tem chances absolutamente iguais em ambos os lados: 50/50, e este é um cálculo exato, correto? Afinal, uma pessoa não sente que ela está sendo subornada de alguma forma ou que ela está mentindo para si mesma. Assim como ela pode escolher qual caminho tomar, em virtude do que para avançar na vida: tentar receber mais e mais para si mesma, ou para, no entanto, atingir alguma forma espiritual, doação?

Esta escolha é o que nós discernirmos, trabalhando em nosso meio ambiente. Afinal, uma pessoa não sabe o que escolher e ela fica com essa questão. Mas se ela realmente quer fazer a escolha certa, então ela tem que colocar-se no ambiente certo. E então o ambiente ajuda ela ver onde está a verdade.

[48980]

Da 1a. parte da Lição Diária de Cabala de 22/7/11, Escritos do Rabash

Material relacionado:
Na Zona Neutra