Motivado Pelo Sofrimento, Pela Curiosidade Ou Pelo Ponto No Coração

Dr. Michael LaitmanA única coisa que se exige de nós é abrir caminho para o Criador. É por isso que tudo o que acontece conosco é organizado de modo a obrigar-nos a nos dirigir a Ele, a sentir a necessidade Dele agora, enquanto não estamos na qualidade de doação.

A pessoa vive completamente amarrada e presa por esta vida. E toda essa confusão, problemas na vida, sua ordem e desordem, gradualmente a empurram para um estado em que ela percebe que é incapaz de lidar com essa vida. Ela não pode entendê-lo, sentir o seu propósito e razão, e chegar a sua raiz. Então ela sente que deve encontrar a raiz da vida, Aquele que detém esta vida, revelar e conhecê-Lo.

Os sofrimentos, a curiosidade, até mesmo o ponto no coração oculto dentro de uma pessoa que sofre devido à falta de adesão com o superior, ou qualquer outra coisa, gradualmente levam a pessoa ao entendimento de que ela não pode mais alegar que controla sua vida por si mesma, como o soberano Faraó que diz: “Quem é o Criador a quem eu deveria ouvir? Eu sou o único governante aqui!”.

É assim que o nosso ego pensa, até que ele recebe os golpes que me fazem ver que o Criador é o justo e eu sou o malvado. Então a pessoa entende que precisa revelar o Criador.

Mesmo quando a pessoa inicia este caminho e dá os primeiros passos, encontrando-se em um grupo, e começa a estudar Cabalá, muito tempo se passa antes que ela comece a perceber que está em um sistema completamente determinista, fechado, onde tudo já está predeterminado. Este sistema não aceita movimentos livres ou chances em nenhuma de suas partes: inanimada, vegetal, animal ou humana. Todas existem de acordo com a lei perfeita que avança toda a criação em direção ao estado onde todos os seus elementos alcançam a adesão com a raiz superior.

Esta adesão é realizada pelo nível humano, o maior elemento deste sistema, que inclui todos os níveis anteriores. Mas isso não acontece devido aos seus próprios esforços. Ele precisa pedir ao Criador para executar todas as ações.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 27/07/11, Shamati # 50