Equilíbrio Que Causa Desenvolvimento

Baal HaSulam, “A Paz”: A natureza preparou uma fundação maravilhosa no ventre da mãe, para que nenhum estranho possa prejudicar a vida nova. Ela atende à sua necessidade, como uma babá treinada que não vai esquecer-se dela nem por um momento…. Como uma mãe amorosa, ela traz as amor e lealdade às pessoas e pode-se confiar nela; e a chamamos “Mãe” e “Pai”, para ajudar nos seus dias de fraqueza até que cresça e seja capaz de sustentar-se ….

Mas aqueles que examinam a realidade a partir da perspectiva de provisão e persistência da existência pode ver claramente grande desordem e confusão, como se não houvesse nenhum líder e orientação. Todo mundo faz o que é certo aos seus próprios olhos, construindo-se sobre a ruína dos outros ….

Tenha em mente que esta oposição em conjunto diante dos olhos de cada pessoa sensata e educada, tem preocupado a humanidade, mesmo antigamente. E há muitas teorias para explicar esses dois opostos aparentes, na Providência, que ocupam o mesmo mundo.

Por um lado, vemos que a natureza é sábia e assídua em relação a cada criatura. Desenvolve cada elemento sucessivamente e com cuidado. Olhar para a estrutura dos organismos, a sua capacidade de crescer, para dar luz aos filhos, e para interagir. Tudo é construído de uma forma integral, cada pessoa tem seu próprio lugar e está em equilíbrio com as outras. Se pudéssemos ver o mundo equilibrado, sem ser perturbado pelo despotismo humano, revelariamos um sistema maravilhoso, que não é estático, mas perfeitamente equilibrado para o desenvolvimento.

No entanto, não vemos as causas desse desenvolvimento e não entendemos por que tudo tem que ser precisamente dessa maneira. Portanto, nós não entendemos as fases do caminho. Além disso, olhamos para elas através do prisma do nosso egoísmo e avaliamos de acordo com os nossos critérios. Portanto, vemos o mundo de cabeça para baixo, como se o invertessemos em a nossa percepção.

No entanto, desde a investigação científica é claro para nós que, a fim de desenvolver a espécie, a natureza criou, produziu e formou todos os sistemas necessários que cuidam da criatividade ideal.

Mas, por outro lado, surge um problema com a existência subseqüente. Uma vez que qualquer parte da natureza cresce e “levanta-se pelos seus próprios pés” , começa a lutar pela sobrevivência e integração no meio ambiente sem a ajuda dos pais. Isto acontece a todos os seres vivos, mas é entre as pessoas que assume as formas mais difíceis porque uma pessoa tem que se preparar para a vida em uma sociedade que é complexa e artificial, construída sobre uma grande variedade de mecanismos. Inveja e desejo de poder acendem dentro dela, empurrando-a para se opor às outras. Outras parecem bem sucedidas, enquanto ela parece estar ficando para trás por causa de sua natureza ou devido às circunstâncias.

 

A natureza, que cuidou tanto de nós, enquanto nós estávamos crescendo, agora nos coloca em condições que exigem esforços para sobreviver. O mesmo acontece com o Criador Ele existe ou não? Se tudo estava bem, então poderíamos dizer: “Graças a Deus.” Mas se tudo não está bem, então o que você pode dizer?

Este é o problema que Baal HaSulam descreveu antes de falar sobre as tentativas de resolvê-lo.

 

Da Lição Diária de Cabala de 31/7/11

Material relacionado:

Uma Discrepância Sistemática
Esconder-se na minha Própria Sombra
Há Limite na Teimosia