Cabalistas Sobre A Liberdade De Escolha, Parte 1

Dr. Michael LaitmanCaros amigos, por favor, façam perguntas sobre estas passagens dos grandes Cabalistas. Os comentários entre parênteses são meus.

Será Que A Pessoa Tem Liberdade de Escolha?

Todos nós somos como máquinas, operando e criando através de forças externas, o prazer e a dor, que nos empurram e nos forçam à sua vontade, para onde lhe aprouver. Acontece que ninguém aqui é livre ou se torna independente.
– Baal HaSulam, “A Liberdade”

Quando examinamos os atos de um indivíduo, descobrimo-los obrigatórios. Ele é obrigado a fazê-los e não tem liberdade de escolha. Isso porque o governo superior o colocou entre o prazer e a dor. E não há nenhuma diferença aqui entre o homem e o animal. E se for esse o caso, não há qualquer liberdade de escolha, mas sim que o governo superior leva todos para onde ele quer, sem pedir sua opinião sobre o assunto.

Além disso, mesmo o tipo de prazer (o que comer e como se vestir) está totalmente fora da nossa própria livre escolha, mas segue a vontade da sociedade. Além disso, na maioria dos casos, eu faço tudo isso contra a minha vontade, que é se comportar de forma simples e vestir-se confortavelmente. Portanto, diga-me, onde está o meu livre arbítrio?
Baal HaSulam, “A Liberdade”

Comente