A União Dos Egoístas É O Mal Do Mundo

Dr. Michael LaitmanOpinião (Steven Staples, Presidente do Instituto Rideau de Assuntos Internacionais, Canadá): “A desigualdade econômica está crescendo: mais conflitos e guerras civis estão surgindo. É importante ver uma conexão entre estas duas situações.

Os defensores da integração econômica global argumentam que a globalização promove a paz e o desenvolvimento econômico no Terceiro Mundo. Eles afirmam que “todos os barcos sobem com a maré”, quando investidores e empresas obtêm lucros mais elevados. No entanto, há pouquíssima evidência de que isto seja verdade, e uma substancial evidência do oposto….

A desigualdade econômica entre as nações do Norte e do Sul piorou, não melhorou. A mídia freqüentemente simplifica demais as causas da guerra, com alegações de que elas estão enraizadas em diferenças religiosas ou étnicas. Embora tais diferenças tirem proveito dos conflitos, um exame mais atento revela que a fonte básica da maioria dos conflitos é de natureza económica ….

A globalização está levando à uma guerra econômica global, criando as condições para uma perda de vidas humanas. Muitos escritores e pesquisadores têm documentado o declínio nos direitos humanos, na justiça social, nas normas ambientais e na democracia, causado pela globalização”.

Comentário: A globalização em si não é um avanço, mas uma demonstração da união em nosso mundo, da sua completa dependência mútua. Mas uma união de ladrões (países-egoístas) é ruim, tanto para eles quanto para o mundo inteiro. É por isso que a crise continua. A globalização mostra que há apenas uma solução: a mudança de nossa natureza, educando-se o ser humano integral. Isto trará mudanças na economia global e em toda a ordem social.