A Última Decepção Antes De Um Encontro Alegre

Dr. Michael LaitmanQuando o Criador nos envia sofrimentos, essa é a Sua maneira de nos dar pistas de que não seremos capazes de receber prazer diretamente. Afinal, o propósito da criação é tornar o homem igual ao Criador, tão perfeito quanto Ele, e não ser apenas um simples receptor!

Somente aqueles que pertencem aos níveis inanimado, vegetal e animal recebem Dele somente o que precisam “para viver”. Mas homem (Adam) significa “semelhante ao Criador” (Dome). Assim, os níveis inanimado, vegetal e animal simplesmente vivem suas vidas, e todo o sofrimento que eles às vezes experimentam é por culpa do homem, que realiza o seu propósito.

Quanto ao homem, ele sempre sofre …. Ele é incapaz de satisfazer-se, e todo o seu desenvolvimento é o crescimento constante do desejo de receber prazer, que se torna cada vez maior e claro, obrigando o homem a buscar constantemente novos tipos de satisfação.

Ele constantemente espera estar prestes a receber satisfação, mas fica sempre sem nada. No final ele se torna completamente decepcionado e, de repente, entende que não é mais capaz de continuar do mesmo jeito! Ele deixa de acreditar que é capaz de conseguir qualquer coisa nesta vida com a sua abordagem egoísta e a perseguição constante de prazer.

Tudo isso foi preparado antes do tempo, com a intenção de que o homem dê meia volta e em vez de procurar uma maneira de realizar o seu desejo, comece a procurar uma forma de adquirir a forma da Luz, a forma do Anfitrião, isto é, em vez de querer receber a Luz para si, ele queira adquirir suas qualidades, as qualidades do Criador.

Mas a forma do Anfitrião, a forma do doador, deve se vestir no desejo da criatura. Por esta razão, a aspiração para doar, esta forma de doação que se veste no desejo de receber prazer, é chamada de “tela” e “Luz Refletida”. Esta é a nova abordagem não-egoísta que o homem deve alcançar, uma vez que  ele se torna completamente decepcionado com a sua capacidade de satisfazer-se egoisticamente.

Para isso, ele precisa mudar toda a sua abordagem de viver: em vez de perseguir o prazer, começar a perseguir a imagem do Criador, com a qual deverá vestir-se. Neste caso, o desejo de receber prazer, que restringiu o seu egoísmo e se armou com a tela e a Luz Refletida, adquirirá a mesma forma do Criador, o desejo de doar. Então, a Luz superior será vestida no desejo egoísta sob a forma de doação da parte do homem, dirigida de volta ao Criador.

Lá, dentro deste desejo de receber prazer, dentro do próprio homem, ocorrerá o encontro deles: do homem e do Criador. É por isso que o Criador é chamado de “Boreh” (“venha e veja”). Afinal, você O revelará dentro de você, e em nenhum outro lugar.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 08/07/11, Escritos do Rabash