A Força De Fora

Dr. Michael LaitmanNosso desenvolvimento pode ser dividido em duas partes:

1. Todas as fases inevitáveis, quando as pessoas são capazes de se acalmar com a vida e as ações dentro dos limites do nosso mundo.

2. A fase em que a pessoa entende que nenhum dos meios que tem à sua disposição é eficaz e ela tem que atingir a raiz.

Então tudo que é externo retrocede para segundo plano, como está escrito, “O Criador não se importa em como você mata um animal para sacrifício – na garganta ou na nuca”. Em outras palavras, não há ações em nosso mundo com as quais podemos realmente alcançar o Criador. Portanto, temos que encontrar um meio novo, completamente diferente – a Luz que corrige. Graças a esta força, começamos a nos desenvolver.

Há um esboço muito claro aqui:

– Ou estamos em nosso mundo e usamos os seus atributos, pois o nosso desejo existe apenas aqui, e desejamos receber o que este mundo tem a oferecer, e, além disso, esperamos por algo mais após a morte;

– Ou queremos revelar um novo meio nesta vida que não está presente no nosso mundo – a Luz que corrige, uma força nova e especial que nos é revelada e começa a mostrar desejos completamente novos e realizações em nós, que são totalmente diferentes de tudo que conhecíamos até então.

Eu vivo como uma pessoa em nosso mundo – com uma família, trabalho e relações sociais, com todos os meus conhecimentos e sentimentos, mas essa pessoa não está de forma alguma conectada com o que acontece dentro de mim, sob a influência da Luz que corrige. Ela desenvolve a alma dentro de mim, a parte do Criador que vem de cima, a imagem Divina que eu desejo alcançar e construir dentro de mim, participando do processo juntamente com a Luz. Nesse caso, o que veio antes é chamado de “nível animal”, enquanto que a parte nova se chama “humano” (Adam), porque é similar (Dommeh) ao Criador.

É por isso que as acções externas não importam. Só uma coisa pode me ajudar – atrair a Luz que corrige. Não há outra força que possa elevar-me do nível animal para o nível humano. A única coisa necessária aqui é uma força de fora, e todo o método Cabalístico destina-se apenas a isso.

Da 5ª parte da Lição Diária de cabalá 06/07/11, Matan Torah