A crise ideológica do capitalismo

Opinião:(JosephStiglitz, professor na Universidade de Columbia, economista-chefe do Banco Mundial, um destinatário do Prêmio Nobel em Ciências Econômicas (2001)): “A medida du jour é simplesmente pacotes de austeridade e privatizações, o que simplesmente deixam os países que o abraçam mais pobres e vulneráveis. Essa medida falhou no leste da Ásia, América Latina e em outros lugares, e ela irá falhar também na Europa. Na verdade, ela já falhou na Irlanda, Letónia e Grécia…”

“Há uma alternativa: uma estratégia econômica de crescimento apoiado pela União Europeia e do Fundo Monetário Internacional…”

Infelizmente, os mercados financeiros e economistas de direita têm lidado com o problema exatamente ao contrário: eles acreditam que a austeridade produz confiança e essa confiança produzirá crescimento. Mas a austeridade mina crescimento ….

“A falha da Europa ou os Estados Unidos para voltarem ao crescimento robusto é ruim para a economia global. O fracasso de ambos seria desastroso …. Infelizmente, a menos que as cabeças mais sábias prevaleçam, esta é a forma como o mundo está caminhando”.

Meu comentário: O mundo continua a se mover nessa direção, porque a estimulação artificial de crescimento ou de poupança não faz sentido. É impossível “estimular o crescimento” artificialmente: Ela esgota os recursos, meio ambiente, e aumenta a diferença entre países ricos e pobres e pessoas. Não podemos prometer trabalho para todos: Haverá menos trabalho. É inútil opor-se esta tendência, temos que entendê-la. Portanto, uma terceira direção interna emerge.

A solução é trazer a sociedade para um novo sistema de conexão:

Razoável consumo de distribuição que fornece as necessidades da vida para todo mundo.

Treinamento obrigatório e constante e educação para todos na visão global e integral. Como escola para as crianças, a escola deve estar em curso e ensinar a todos a existir no novo mundo, integrante globalmente conectado.

Educar todo mundo na possibilidade de sentir um novo nível de consciência e percepção do mundo.

 

[48748]