A Austeridade Põe Em Movimento Uma Espiral Descendente

Dr. Michael LaitmanOpinião: (Joseph Stiglitz, professor na Universidade de Columbia, economista-chefe do Banco Mundial, ganhador do Prêmio Nobel em Econômia (2001)): “Eu estava entre aqueles que esperavam que, de alguma forma, a crise financeira fosse ensinar aos americanos (e outros) uma lição sobre a necessidade de uma maior igualdade, maior regulamentação, e um melhor equilíbrio entre mercado e governo. Infelizmente, este não foi o caso…

“Se o Congresso ordenar gastos que excedam as receitas, haverá um déficit, e esse déficit deve ser financiado. Em vez de equilibrar os benefícios de cada programa de despesas do governo com os custos do aumento de impostos para financiar esses benefícios, a direita procura usar uma marreta – não permitir que a dívida nacional aumente força que as despesas sejam limitadas aos impostos…

“Os remédios para o déficit dos EUA seguem imediatamente a partir deste diagnóstico: coloque os EUA de volta ao trabalho estimulando a economia; acabe com as guerras sem sentido; controle os custos militares e das drogas, e aumentar os impostos, pelo menos nos muito ricos…

“Mas as coisas estão um pouco melhor na Europa. Como a Grécia e outros enfrentam crises, o medicamento du jour é simplesmente pacotes de austeridade ultrapassados e a privatização, que simplesmente deixamos países que os abraçam mais pobres e vulneráveis…

“Um fracasso da Europa ou dos EUA em retomar o crescimento robusto seria ruim para a economia global. Uma falha em ambos seria desastrosa – mesmo que os principais países de mercados emergentes tenham alcançado a auto-sustentação do crescimento. Infelizmente, a menos que as cabeças mais sábias prevalecem, é assim que o mundo está caminhando”.

Meu comentário: Eu já parei de adicionar comentários, porque tudo é muito claro: Nós temos que esperar até que as circunstâncias forcem os banqueiros a sair do poder, e as autoridades entenderão que a integração de todo o mundo é um fato que não depende delas. Este fato deve ser levado em conta, e um novo mundo deve ser construído de acordo.

Comente