O Homen é o único animal que sente Vergonha

“O homem é o único animal que ruboriza-se. Ou precisa. “(Mark Twain,seguindo o equador).

Pergunta: É a vergonha uma espécie de pecado no caminho espiritual?

Resposta: A vergonha é uma qualidade maravilhosa. Vergonha é o que separa o homem do animal. Não há outras diferenças. Vergonha só cria uma diferença, o que significa que eleva o homem acima do nível animal.

Está escrito que todas as pessoas são como animais. A diferença só aparece quando eu começar a sentir vergonha. Este é um sinal de um ser humano originário dentro de mim.

Todo mundo é um ladrão no nosso mundo, mas a maioria tem medo de roubar. Chamamos isso de vergonha, medo. Temos medo de ser visto, de ser pego, exposto, espancados, presos, e assim por diante. Resumidamente falando, o medo nos impede de roubar. Da mesma forma que um gato, depois de ser pego algumas vezes, olha o creme azedo a uma distância respeitável. Ele já aceitou o fato de que não há nada que possamos fazer sobre isso.

Mas há um outro tipo de vergonha, sem motivo, sem conseqüência para si mesmo. Fazer o que seu coração deseja, o mundo inteiro está ao seu serviço, como em um sonho, quando você anda pelas ruas vazias e todas as portas abertas diante de você. Lojas, carros, tudo é seu, tudo é permitido. Desfrutar. Mas você se recusa.

Por que você se recusa? Eu não quero isso porque eu quero crescer, usando o poder da vergonha como pretendido.

Esta vergonha vem da percepção do Doador. É impossível alcançar a doação, sem perceber o Doador. E é por isso que você não pode realizar um único ato em prol da doação, você é incapaz de corrigir um único dos 613 desejos de sua alma sem a sabedoria da Cabalá, o método de revelação do Criador. Você não será capaz de fazer nada por conta própria, sem a Luz que vai lhe dar esta qualidade. E isso não é mais corporal, mas vergonha espiritual.

Por outro lado, quando se trata de animais, que não sentem vergonha, também é possível evocar o medo do castigo. Então, como somos nós, com nossa “vergonha”, diferente deles? Na realidade, nós não sentimos vergonha no nosso mundo, temos medo.

[46263]

Da 5 ª parte da Lição Diária de Cabalá de 23/6/11,”MatanTorá (A Entrega da Torá)”

 

Comente