Nós Ainda Não Existimos

Dr. Michael LaitmanComo pode o método da Cabalá ser posto em prática e funcionar como um experimento de laboratório? Afinal, a Cabalá é uma ciência puramente prática, que não filosofa, nem nos fala quantos anjos governam os céus e para onde a pessoa vai depois que morre. Não, a pessoa recebe a chance de revelar o seu próximo estado de existência aqui e agora.

Como vamos conseguir isso? Como vamos encontrar o equilíbrio entre as forças de recepção e doação, a fim de descobrirmos o mundo superior, a vida espiritual, a nossa alma? Nós temos a oportunidade de colocar isso em prática. Mesmo se eu tiver apenas um amigo, juntos podemos construir um sistema de respeito mútuo entre nós que nos permitirá alcançar o nível humano, que é superior ao nível animal de desenvolvimento no qual existo atualmente.

O que me faz sentir vivo hoje? Eu nasci de uma mãe também do nível animal, e fui criado no “cenário animal”. Como bebê, fui amamentado; depois, eu comecei a andar, cresci de tamanho, e entrei no mundo. Quais são os critérios do crescimento humano, não animal?

Quando o meu amigo e eu, apesar do egoísmo que nos separa, nos elevamos acima dele, o nível que atravessamos ao fazer isso é considerado a Machsom (em hebraico, “a barreira”), que me permite parar de pensar sobre isso e ser livre de mim mesmo. Isto ocorre quando eu deixo de ser um escravo dos meus desejos que continuam perseguindo a isca, incapazes de resistir.

We Do Not Yet Exist 
Esta ascensão é considerada o “nascimento espiritual”. Ela é seguida dos períodos de amamentação, infância e maturidade, que são estágios do crescimento espiritual. Hoje, nós nos vemos como maduros, importantes, e “corretos”, mas tal visão é meramente material. Se olhássemos através das lentes que filtram tudo, exceto a imagem espiritual, iríamos vê-la em branco. Espiritualmente, nós ainda não existimos. Ainda estamos prestes a entrar na fase da concepção espiritual e nascer no mundo espiritual.

Da Lição 1, Convenção na Espanha, 03/06/11

Comente