Cabalistas Sobre A Natureza Do Homem E A Natureza Do Criador, Parte 7

Dr. Michael LaitmanCaros amigos, por favor, façam perguntas sobre estas passagens dos grandes Cabalistas. Os comentários entre parênteses são meus.

O Egoísmo Está Incorporado na Natureza de Cada Pessoa

A natureza de cada pessoa é explorar a vida de todas as outras pessoas no mundo para seu próprio benefício (sem levar em conta o proveito da outra pessoa). E tudo o que ela dá para a outra (usando-a) é apenas por necessidade; mesmo assim há exploração dos outros nisso, mas isso é feito ardilosamente (através da distribuição de prêmios ou recompensas, privilégios para disfarçar a exploração), de modo que seu amigo não notará isso e dará de bom grado.
– Baal HaSulam, “Paz no Mundo”

Qualquer coisa fora do corpo da pessoa é visto como irreal e vazia. E qualquer movimento que a pessoa faça para amar o outro é realizado apenas… para receber uma recompensa. Assim, tal ato não pode ser considerado “amor pelo outro”, porque é julgado pelo seu fim. … Mas fazer qualquer tipo de movimento apenas como resultado do amor pelos outros, sem… qualquer esperança por qualquer tipo de auto-gratificação em troca, é completamente impossível pela natureza.
– Baal HaSulam, Matan Torá (A Entrega da Torá), item 13

Comente