Cabalistas Sobre A Natureza Do Homem E A Natureza Do Criador, Parte 2

Dr. Michael Laitman

Caros amigos, por favor, façam perguntas sobre estas passagens dos grandes Cabalistas. Os comentários entre parênteses são meus.

A Essência do Homem é o Desejo de Receber

A inovação primária, do ponto de vista da Criação, que Ele criou como existência a partir da ausência, aplica-se a um só aspecto definido como o “desejo de receber”. Todas as outras matérias na Criação inteira não são inovações de forma alguma; elas não são existência a partir da ausência, mas existência a partir da existência. (Elas são impostas no desejo de receber pelo desejo do Criador de doar. Por essa razão tudo é composto somente desses dois desejos: o desejo de receber da criatura, o desejo de doar do Criador, e a combinação delas chamada “humano”).

– Baal HaSulam, “A Liberdade”

 Todas as entidades corporais em nosso mundo, isto é, tudo dentro desse espaço, seja inanimado, vegetal, animal, um objeto espiritual ou corporal, se quisermos distinguir o aspecto único e próprio de cada um deles, como eles se diferenciam uns dos outros mesmo nas menores partículas, isso equivale a não mais do que um “desejo de receber”(e assim é sentido nesse mundo).

– Baal HaSulam, “A Liberdade”

Um Comentário

  1. As matérias inanimadas, vegetativas e animais também possuem o desejo de receber? Ou elas são apenas consequências dos desejos do Criador e da Criatura e servem para cumprir o Plano da Natureza?

Comente