Não Provoque Fogo Sobre si Mesmo

Existe uma proibição estrita: você nunca deve falar sobre os estados interiores pelos quais você está. Afinal, muitos dos seus amigos ainda não tem a tela anti-egoísta, e eles podem te prejudicar com sua inveja, ódio e orgulho, mesmo sem querer fazê-lo.

Eles aparentemente não querem prejudicá-lo, mas a falta da correção interna deles os obriga a fazer isso se eles vêem que você está acima deles e tem mais inspiração, se você conseguiu uma maior ligação e chegou mais perto do objetivo. A pessoa que não chegou à correção não pode tolerar isso e vai prejudicá-lo.

Se você começar a compartilhar suas sensações pessoais, você aciona o fogo sobre si mesmo. Está escrito que 99% de todas as falhas acontecem devido ao “olho grande”. Esta não é uma superstição mística que as pessoas acreditam, mas sim a inveja de alguém normal sobre você.

De fato, existimos no sistema de forças e desejos ligados. Aquele que inveja você diminui o seu poder. Ao invés de amor e respeito, ele passa a ter uma força negativa sobre você.

Se isso acontece apenas no mundo exterior, não há nada que possamos fazer sobre isso, porque o mundo ainda está sem correção. No entanto, se isso acontece com um amigo dentro do grupo e, além disso, você está em falta para provocar tal reação, verifica-se que prejudicou a ele e a si mesmo. Você é a pessoa que causou o “olho grande”, e não é a culpa do seu amigo, pois ele ainda não chegou à correção.

O sistema de leis nos obrigam a agir desta forma. As forças da inveja, o ódio, o orgulho, a sede de poder e glória, vêem-se confrontando com as forças positivas de amor e doação. A fim de permitir que as forças positivas possam agir dentro de nós, temos que ser modestos.

Cabalistas explicam como devemos utilizar todas essas forças para que facilitar o bom e eficaz avanço.

[44030]
Da primeira parte da Lição Diária de Cabalá de 26/05/2011, Escritos do Rabash

Material relacionado:
Que Não Haja Nem Rico Nem Pobre?
O Que As Palavras Não Podem Transmitir
Não Acredite Nos Seus Olhos