“Este Mundo” Não É O “Nosso Mundo”

Dr. Michael LaitmanPergunta: No “Prefácio à Sabedoria da Cabalá”, o Baal HaSulam escreve que o desejo de prazer, que tomou sua forma final, está “neste mundo”. O que é “este mundo”?

Resposta: É exatamente o que está escrito lá: o estado do “desejo de receber que tomou sua forma final”. Na realidade, existem duas coisas na existência: Luz e desejo. Tudo o resto são apenas nomes para essas forças.

Quando o desejo de receber sofre alterações, ele finalmente alcança o estado mais inferior, chamado de “este mundo”. Esta é uma noção espiritual, sendo essa a razão de diferenciarmos ele e o “nosso mundo”, no qual existimos agora no nível animal. Só uma pessoa que sente que está na última fase, na forma final do desejo egoísta, determina sua posição como “este mundo”. Isso já pode ser chamado de realização espiritual, em certo sentido, porque a pessoa está ciente de onde ela está de acordo com as coordenadas espirituais. Mas uma “pessoa da rua” ainda não vive “neste mundo”, mas está ainda em seu próprio mundo.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 24/05/11 , “Prefácio à Sabedoria da Cabalá”