Cabalistas Sobre a Torá e os Mandamentos, Parte 46

Caros amigos, por favor, façam perguntas sobre estas passagens dos grandes Cabalistas. Os comentários entre parênteses são meus.

Trabalhadores do Criador, Que Tornam a Torá Árida

Existe uma opinião comum de que a essência da Torá está na realização das ações, e isso é o suficiente para estudar a parte revelada da Torá. …No entanto, este não é o caso. Nossos sábios já disseram, “Por que o Criador deveria se importar se a pessoa abate um animal na garganta ou na parte de trás do pescoço? Afinal, os Mitzvot só foram dados para corrigir as pessoas.

“…Assim, claramente, se as ações não são preparadas para o objetivo desejado, é como se nada existisse. E também está escrito no Zohar: “A Mitzva (mandamento) sem um objetivo é como um corpo sem alma.” – Baal HaSulam, “O Ensino da Cabala e sua Essência”

A aridez e a escuridão que se abateu sobre nós nesta geração nunca vimos antes. É porque até os adoradores do Criador que abandonaram a sabedoria da Cabala. … [Por isso], não é de se admirar que toda a geração está falhando por causa deles. -Baal HaSulam, “Introdução ao Livro do Zohar,” Item 57

Aqueles que se limitam à parte prática da Torá e não querem experimentar para entender a sabedoria da Cabala … e o sabor de mandamentos da Torá … a tornam seca… Ai, pois com estas ações eles trazem sobre toda a existência a pobreza, a ruína, e roubos, saques, assassinatos e destruições no mundo.

– Baal HaSulam, “Introdução ao Livro do Zohar, “Item 70

[42487]