Nascer Em Um Mundo Novo

Dr. Michael LaitmanHoje, já é óbvio que a natureza está em um estado de relativo equilíbrio, e isso exige que nós alcancemos o mesmo nível. Isso precisa se manifestar na vida material com tecnologias “verdes” etc., e nos relacionamentos sociais e pessoais. Dessa forma, nós podemos conseguir equilíbrio entre os dois níveis.

Primeiro de tudo, nós precisamos consumir somente as necessidades mais básicas da natureza. Então, não é importante quantos bilhões de pessoas irão viver no mundo, porque se a natureza possibilitou isso, significa que ela é capaz de alimentar todos desde que usemos seus recursos corretamente. Segundo, o equilíbrio com a natureza em tudo precisa ser mantido no nível humano. Aqui é onde recai a maioria do peso na realização do mal.

O consumo moderado é a realização material do mal. De outra forma, estamos destruindo toda a base natural, estamos cortando o galho no qual estamos sentados. Gradualmente, nós precisamos construir uma sociedade humana de acordo com as leis da natureza, conduzindo-a à igualdade e equilíbrio. De outra forma, esperando por nós, estão as revoluções, guerras, e outros cataclismos, que já estão irrompendo com assustadora regularidade.

Hoje, os líderes globais e governantes não têm a capacidade de fazer nada. Estamos diante de um dilema: atravessar numerosas guerras e um difícil nascimento em um mundo novo, ou atravessar um desenvolvimento consciente de acordo com as exigências da natureza nos obrigando a uma partilha justa. Obviamente, não é possível distribuir a mesma coisa para todos. É necessário respeitar a cultura, a religião, o clima, etc.. A chave é prover a todos dentro de limites geralmente aceitáveis.

Além disso, a realização interna do mal nos mostra que precisamos estar conectados em um sistema como “um homem com um só coração”. Somente dessa maneira alcançaremos harmonia com a natureza.

A união interna se manifesta de acordo com as habilidades individuais de cada um. A pessoa pode prejudicar outras e não sentir. Por isso, temos que ativar a mídia de massa e o sistema de educação para que as pessoas em todo o mundo possam compreender o mal dos relacionamentos egoístas cada vez mais. Tudo depende precisamente da educação.

Além disso, em algum estágio desse processo, as pessoas verão que a qualidade da doação, por si só, lhes dá um sentido de confiança e transmite bondade. Então, gradualmente, elas finalmente ouvirão que a verdadeira união, a semelhança com a natureza, a conexão com ela, nos permite sentir o poder do amor oculto nela.

Essa força conecta todas as partes da natureza e eleva todo o sistema, o universo inteiro, todos os níveis, do inanimado ao humano, para um nível mais elevado. Tudo isso está acontecendo conosco graças à realização do mal. Que cada elevação, recurso, estímulo, instrumento, dê os meios através dos quais nos uniremos com a natureza ainda mais, como um todo, e assim entraremos em uma nova, mais elevada e eterna dimensão do ser.

Toda a evolução está dirigida para isso. Quer queiramos ou não, teremos que nos unir com a natureza. Por outro lado, temos a oportunidade de aguçar a realização do mal antes que as desgraças cheguem; nós podemos nos mover em direção à correção pelo bom caminho, como as boas crianças fazem em concordância com seus pais.  Podemos aprender com a natureza antes que atraiamos dela mais reações sérias ao nosso desequilíbrio.
Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 27/3/11, Os Princípios da Educação Global