Fé Nos Sábios

Pergunta: Se uma pessoa é educada na religião desde a infância e preenchida com a noção de que há somente o Criador, por que as pessoas acreditam em todos os tipos forças impuras?

Resposta: Como você pode acreditar no Criador, quando você nunca viu ou o sentiu? O que você pode pedir a uma pessoa que acredita em histórias de segunda mão? Uma pessoa tem uma história para contar, outra tem outra coisa, mas nenhuma delas viu nada com seus próprios olhos, e nem eu. Não pode haver uma fé cega!

É por isso que a sabedoria da Cabala fala apenas da realização efetiva, como é dito: “Um juiz tem apenas o que os olhos podem ver.” E de maneira nenhuma podemos afastar este princípio dele.

Devemos conhecer o Criador revelando-o e não por acreditar Nele. A Cabala diz que há alguma realidade superior que não percebemos, que ainda está oculta de nós. Sabemos que se alguém ver o mundo com os olhos míopes, só poderá ver alguns metros à sua frente, mas com óculos ele pode ver um quilômetro de distância.

 

Da mesma forma, há uma outra oportunidade para expandir infinitamente a nossa percepção (visão, sensação de compreensão) e também adicionar novas qualidades, para revelar novas dimensões. Tudo isso é possível. Nós aceitamos isso como uma hipótese, assim como na ciência. Acreditamos nos cabalistas que se fizermos certas ações que eles falam, nós podemos alcançar este novo nível de percepção: alcançar a realização, iluminação, sensação. O método não é sobre a fé cega.

Tenho fé no método, ou seja, eu o aceito com um ponto de interrogação para que eu possa testar e realizá-lo na prática. E então eu vejo que o método é muito lógico, que explica claramente para mim como eu posso usar o ambiente para que ele me mude, percebendo o quanto eu preciso agir com respeito às forças que existem na natureza.

Eu creio apenas quando eu vejo que o método fornece o resultado desejado, embora as ações em si são claras e óbvias. A noção de que eu posso usar o ambiente para trabalhar contra a minha natureza egoísta, para alcançar uma qualidade que é oposta a ela, é bastante realista é chamado de “fé nos sábios”, quando eu sigo os seus conselhos.

[41636]

A partir da primeira parte da Lição Diária de Cabala de 27/04/2011, Shamati #1.

Material relacionado:
Consulte Os Especialistas