Um Esquilo Na Gaiola Ou Um Ser Humano?

Dr. Michael LaitmanNós consideramos apenas a quantidade de desejos e prazeres, sem examinar a sua qualidade. Em uma perseguição incessante por prazer, o homem inevitavelmente começa a enfrentar a questão: “Por que eu preciso disso? Qual é o sentido da vida?”.

No passado, ninguém pensava nisso, com exceção de alguns filósofos, mas hoje muitas pessoas estão perguntando: “Por que estou aqui? Para que serve este mundo? O que há nisso?”.

Esta é uma questão qualitativamente diferente, uma questão essencial. Hoje, uma eterna busca do prazer faz o homem refletir sobre isto em um nível superior: ele quer saber qual é o significado da vida.

Deixando de manter os prazeres e lutando para encontrar novos, eu corro por aí como um esquilo na gaiola. O prazeres podem nunca acabar, mas eu, no entanto, elevo-me do nível animal para o nível humano e me pergunto: “para quê?” .

Nós mesmos não percebemos estas transformações qualitativas no desejo. Isto pareceria: como eu posso me sentir infeliz se cada dia me dá mais oportunidades de desfrutar? No entanto, certa tendência está oculta interiormente, e é por isso que a nova era é chamada de era da depressão.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 21/03/11 sobre Os Princípios da Educação Global