O Solo Fértil E Vivificante

Dr. Michael LaitmanHá uma enorme diferença entre o mundo quebrado de Nekudim e o mundo de Atzilut, que foi criado para corrigir o anterior. O mundo de Nekudim surgiu da unificação (Zivug) sobre as Reshimot (genes informacionais) “2/1” (Bet/Aleph), enquanto o mundo de Atzilut sobre as Reshimot “1/0” (Aleph/Shoresh).

Portanto, as correções do mundo de Atzilut não apresentam nenhuma comparação com as falhas existentes no mundo de Nekudim, já que Atzilut é um bilhão de vezes mais fraco do que o mundo de Nekudim. Ele nasceu com a força de desejo de grau “zero”, em relação ao “primeiro” grau que Nekudim possui. É como o nível inanimado em relação ao nível vegetal.

Como, então, o mineral corrige uma planta? Ele a “engole” em si mesmo, como se nós plantássemos uma flor cavando sua sementes no solo. Da mesma forma, o mundo de Atzilut atrai o mundo de Nekudim, armazena-o dentro de si, recebendo assim as forças para o seu crescimento: em primeiro lugar, o vegetal, seguido pelo animal e, finalmente, o humano. Tudo isso é devido ao fato de que ele absorve as forças dos outros.

Assim, está escrito: “Tudo deriva do inanimado, da terra”. Na verdade, ele não está vivo e é incapaz de qualquer crescimento e desenvolvimento, mas já que ele pode conter o vegetal no interior, o seu valor sobe para o nível da planta que vai crescer nele. Assim, ele é considerado como solo fértil.

Fértil significa dar nascimento à nova vida. Mas como pode o inanimado gerar algo novo? Ele só pode fazê-lo ajudando a planta a germinar.

Da 3a parte da Lição Diária de Cabalá 27/02/11, Talmud Eser Sefirot