Esperando O Milagre Da Revelação

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como pode ser que uma pessoa estude há anos, mas ainda não alcançou a oração, o pedido pela correção?

Resposta: Nós vemos que o desenvolvimento dos níveis inanimado, vegetal e animal da natureza, bem como o do homem, ocorreu após bilhões de anos. Dizem que o universo surgiu há cerca de 15 bilhões de anos atrás. A terra existe há cerca de 5 bilhões de anos. A primeira pessoa na terra surgiu há cerca de 200.000 anos atrás. E o homem começou sua correção espiritual com Adão HaRishon, há 5770 anos atrás.

Não é acidental que esses processos aconteçam ao longo do tempo. Existe uma ordem específica aqui para a revelação da quebra e sua correção. Olhando para esse desenvolvimento, nós temos que entender que ele exige uma grande soma de ações a serem feitas dentro da Malchut comum, para que dentro dela ocorra certo tipo de mudança tangível e significativa.

Desta forma, mesmo que nós desejemos alcançar a meta o mais rapidamente possível e desejemos revelá-la agora, nesse instante, e imediatamente revelá-la em toda a sua perfeição, mesmo assim temos que ser muito pacientes. E a despeito de tudo, nós temos que esperar a chegada do Messias a qualquer momento agora, isto é, a chegada da força geral que irá nos corrigir e completar toda a correção.

Mas, à medida que o tempo passa, e a cada novo dia que chega, acontecem correções dentro de nós. Dia e noite se unem e é assim que avançamos. Isto é, nós temos que entender que Malchut do mundo Infinito, que nós revelamos, contém tal multiplicidade de ações que sua revelação tem que acontecer gradualmente, um passo depois do outro.

Nós somos incapazes de entender e sentir de uma só vez toda a profundidade do vaso (desejo) que revela o Criador. Pense no tipo de revelação para qual estamos nos preparando – é a revelação do Criador! Essa é uma força que não é humana, com um grande número de sombras. Isso é tão grandioso que nós nem mesmo entendemos o que estamos falando. Por isso, a preparação para essa revelação acontece dentro de nós em passos tão pequenos.

Quando esses passos forem revelados a nós posteriormente, veremos quantos deles estavam lá! Nós pensamos que a cada momento, dia a dia, ou mesmo mês a mês, não existem mudanças acontecendo. Porém, mais tarde, essas mudanças serão reveladas em nós e iremos entender o que elas nos fizeram, e, em geral, o que aconteceu no decorrer daquele tempo!

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 9/03/11 sobre a Oração