A Vida No Grau Da Doação

Dr. Michael LaitmanNo processo de reencarnação, a única coisa que muda é a forma externa, nossa atitude ou “vestimenta”, mas não o estado interior e fundamental. É impossível falar desse estado em termos de perda da vida, a morte.

A Luz que se expande no Partzuf espiritual é chamada de Luz da vida. Quando ela deixa o Partzuf, surge a morte. Porém, na espiritualidade, as coisas nunca passam pela vida e morte como nós as entendemos, porque a pessoa sempre está acima da sua realização. Ela está no nível da tela e da Luz Refletida, no estado de Hafetz Hesed, porque ela adquiriu o nível de doação.

Se a Luz vem, então é bom porque a pessoa pode recebê-la para doar, e isso lhe dá mais vida. E se a Luz da vida sai e a Luz de Hassadim permanece, isso também é vida, mas um pequeno grau dela, até alcançar a diminuta iluminação que proporciona o estado mais reduzido, o estado de sonho. Porém, de um jeito ou de outro a pessoa está sempre conectada com a força da vida.

Desta forma, a ciência da Cabalá não atribui qualquer importância às sensações corporais que compreendem nossa vida e morte. Na Cabalá elas são noções completamente diferentes que não são nada do que achamos que são.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 10/03/11 sobre a Vida e a Morte