Refletindo Na Árvore Do Bem E Do Mal

Se nós não cultivarmos em nós mesmos uma sensibilidade ao bem e ao mal, nós não saberemos como empregá-los da forma correta. Tudo depende da sutileza da percepção.

Além disso, é importante como determinamos o que é bom e o que é mau uma vez que, habitualmente, o que é bom para o egoísmo da pessoa ela considera como bom, embora possa prejudicá-la também. Assim, qual é o ponto de referência para poder definir bem e/ou mal? É em relação a mim, à sociedade, ou ao Criador? O que é “bem” e “mal” afinal?

Hoje, nós nos encontramos encarando esse grande problema. Por toda nossa história, temos feito o que é melhor para nós mesmos, tomando a liberdade de distribuir óleo cru e gás, poluindo nosso habitat, e não nos preocupando com nada, até conseguirmos a chance de observar, com horror, o que fizemos. Porém, não há caminho de volta. Os cientistas dizem que o destino do globo está decidido: nós passamos do ponto de retorno e não podemos restaurar seu bem-estar.

Assim, o que costumávamos ver como bom se tornou mal. Se tivéssemos sido mais sensíveis no passado e capazes de ver as coisas da forma correta, nós não teríamos feito o que fizemos. Nesse momento, nossa habilidade de tomar decisões depende enormemente dos nossos sentimentos. Afinal, desejo é a força primária, e a mente se desenvolve depois para realizar o que o desejo quer. A inteligência cresce somente para ajudar a alcançar o desejável.

Eu penso sobre o que eu quero alcançar, e quanto mais eu desejo, mais eu penso sobre isso. De acordo com isso, minha mente se desenvolve na tentativa de obter o que eu desejo. Desta forma, ao lado de um grande desejo, sempre há uma grande mente, enquanto que perto de um pequeno desejo, há uma mente pequena. Assim somos feitos. Esse desenvolvimento também acontece nas células vivas bem como dentro da pessoa toda.

Assim, enquanto desenvolvemos uma maior sensibilidade interna ao bem e ao mal, nossa mente irá crescer junto com isso no mesmo grau, e nós ficaremos mais inteligentes. A única questão é qual critério usamos para determinar quando estamos lidando com o bem e quando com o mal?

[35697]
Da 4a parte da lição diária de cabala, 18/02/2011, “A liberdade”

Material Relacionado:
O Fruto da Árvore do Conhecimento
O Mundo Em Uma Freqüência Diferente

Pondering At The Tree Of Good And Evil

Posted on February 24th, 2011 at 9:49 am