“Mulher” e “Homem” São Duas Forças Que Conduzem ao Criador

Não há nada no universo além de duas forças: o Criador e a criação. A força de doação é o Criador , enquanto a força de recepção é a criação. Essas duas forças são combinadas dentro da criação, a fim de permitir a que a criação atinja o nível do Criador.

Em outras palavras, a criação tem o desejo de satisfazer egoisticamente a si mesma e um desejo altruísta de doar. A única pergunta é: Qual é o principal, o desejo de doar, a fim de receber prazer para si, ou o desejo de receber prazer em prol da doação? Tudo depende do que nós usamos para recepção ou doação.

Quando uma pessoa está no início do caminho da sua correção, ela é incapaz de ouvir nada além de como ganhar algo para si mesma. Até que ela atravesse o Machsom, até que ela execute uma restrição(Tzimtzum) sobre seus desejos, ela vê tudo apenas como uma oportunidade para extrair benefícios para si. Ela simplesmente não pode funcionar de qualquer outra maneira.

Portanto, todo o seu avanço se dá pelo princípio da “doação em prol da recepção.” Ela trabalha no grupo, vem às aulas, trabalha na disseminação, e ela está certo de que será capaz de receber o mundo inteiro de recompensa. Uma pessoa avança assim, e isso é chamado de o uso da na sua “mulher”.

Gradativamente, se a pessoa realiza os conselhos do professor, então mudanças internas ocorrem dentro dela sob a influência da Luz que Corrige . Sua evolução é acompanhada por subidas e descidas alternadas, estados de incerteza e confusão.

É assim que ela pouco a pouco vai entender o valor da qualidade de doação em si, ao invés de extrair benefício dela. No entanto, por agora isso só acontece de vez em quando. A Luz Superior lhe traz a sensação de que doação é uma grande qualidade por si só.

Então ela começa a pensar menos em si mesma ao fazer todas as suas ações e atribuiu maior importância ao grupo e ao Criador. Ela pensa mais sobre o estado do mundo e transforma o cuidado por si próprio para cuidado do bem comum. Isso é chamado de o “homem” nele, que a força de superar (em hebraico, um homem, Gever, vem da palavra Hitgabrut – superação) se eleva acima da sua “mulher”.

É assim que uma pessoa passa gradativamente de Lo Lishma (ações para seu próprio benefício) para Lishma (para fins de doação). Essa revolução acontece de forma drástica e de repente, mas o caminho é muito lento e gradual.

Quando uma pessoa substitui completamente a “mulher” nela por um “homem”, que agora determina o seu caminho para o desenvolvimento espiritual, o avanço em direção a doação pelo amor de doação e, em seguida, para a recepção em prol da doação, ela já está trabalhando com a força do sexo masculino.

Entretanto, a “mulher” está dentro dela. Ela pode ser sua auxiliar ou ajudar contra ele. Tudo depende do seu estado. Então a combinação correta das forças masculinas e femininas ocorre dentro de si.

[35755]

Da lição de 11/2/11 nos Escritos de Rabash

Material Relacionado:
O Objeto da Correção é a Mulher Interior
As Vítimas do Egoísmo