Eu Já Estive Aqui?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que o Rabash repete os mesmos pontos em seus artigos de forma tão frequente, como se estivesse andando em círculos?

Resposta: Ele nunca se repete. As mesmas palavras soam de diferentes estados, de diferentes níveis de Aviut (espessura do desejo). Ele repete a frase em um nível diferente e mais profundo. Depois de concluir o primeiro “círculo” e discernir o que foi dito para si mesmo, você se move para um nível mais profundo e começa a análise, aparentemente da mesma frase, mas mais perto da verdade, da raiz.

Nós atravessamos as quatro fases de desenvolvimento, alcançamos o nível falante (humano), e nele passamos por quatro estágios novamente, até chegarmos ao nível “humano dentro do humano”. Tudo isso vem de Cima, da Luz Direta (Ohr Yashar). Somente o último nível, o quarto dentro do quarto, pode responder com a Luz Refletida (Ohr Hozer). Ele próprio não percebe a que está respondendo, porque no caminho de volta, o desenvolvimento que ele atravessa, permanece todavia incerto, até atingir a Raiz.

Só no final é que vamos entender o início e todo o caminho. Nós existimos em um sistema integral; até que a pessoa esclareça todos os detalhes, todas as interconexões entre as almas, e todas as formas de afetá-las, ela se vê obrigada a se equilibrar. Por esta razão, a pessoa está constantemente sujeita a mudanças.

A compreensão só vem no final da correção, quando todo o sistema torna-se equilibrado para você. É dito sobre isso: “Todos me conhecerão, do menor ao maior”.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 9/02/11, Escritos do Rabash