Como Localizar A Área Espiritual

Dr. Michael LaitmanO mal que nós devemos perceber interiormente não é o mesmo egoísmo que nos acompanha no dia a dia. O verdadeiro mal só se revela em relação aos amigos do grupo. Ao tentar conectar-se a eles, você revela como essa idéia é odiosa e repugnante para você.

O mal é quando você está indiferente à união, quando você constantemente se esquece dela. Considere esse mal! Isso ocorre porque você avalia o seu mal de forma egoísta; você o julga de acordo com seu estômago ou bolso cheio, embora isso não seja mau, mas simplesmente o corpo animal. O mal só se revela em relação à conexão, e local em que ocorreu a quebra.

A compreensão do mal no “período de preparação” inicia no momento que você começa a tratar o grupo como o lugar onde há a fronteira (tela) que antecede o mundo espiritual. O primeiro contato com os outros é a travessia da Machsom, a ponte que se abre de você para os outros. Quando você se conecta com os outros como um todo na primeira qualidade, na menor Reshimo (gene espiritual), isso se revela como a passagem para o mundo espiritual.

O mal só existe aqui na conexão com o seu próximo; o resto não é o mal, mas apenas “fraquezas” do corpo animal. A pessoa precisa transferir completamente a sua atenção de um tratamento educado e uma “atitude inteligente” para o mal verdadeiro, onde ocorreu a quebra. Caso contrário, você pensará que um lobo e um leão são maus e as aves são boas. Nós estamos acostumados a olhar para a criação desta forma distorcida, e isso nos impede de ver a verdade.

Assim que você transfere sua atenção para a conexão com o seu próximo, você localiza a área espiritual, que só reside na conexão com o seu próximo. Então, o Criador se revela entre vocês.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 01/02/11, “A Sabedoria da Cabalá e a Filosofia”