Aquele Que Faz Toda a Diferença

Pergunta: Na “Introdução ao Livro, Panim uMasbirot Meirot”, Item 3, Baal HaSulam escreveu: “Podemos distinguir quatro divisões nas espécies Falante, organizadas em níveis uma sobre a outra. Essas são as Massas, os Fortes, os Ricos, e os Sagazes. Elas são iguais aos quatro graus em toda a realidade, denominados “Inanimado”, “Vegetativo”, “Animado” e “falante [humano] … Daqui resulta que o valor de uma pessoa no nível falante se iguala com o valor de todas as forças no vegetativo e do animado em toda a realidade, nesse momento, e em todas as gerações passadas.

“É correto assumir que é suficiente que uma pessoa, ao ter exercido o seu livre arbítrio, possa abrir o caminho de desenvolvimento a todos os outros níveis da natureza, que não pode evoluir sem ela?

Resposta: Certamente, usando seu livre arbítrio, uma pessoa pode abrir o caminho para ela e garantir um maior desenvolvimento de todo o inanimado, vegetativo, e os níveis animados da pirâmide humana, se todos eles unificarem um com o outro e juntarem-se a este grau humano. Foi assim que Rashbi, o ARI, e Baal HaSulam nos ajudaram. Uma pessoa pode atrair e conduzir todos os outros se ela está falando no “nível” de desenvolvimento, enquanto as outras estão no inanimado, vegetativo, e o animado.

Vemos isso na prática. Como a humanidade evoluí, se não fosse por determinados indivíduos excepcionais que abrem a porta para um novo mundo para as outras?

Mas depois, essa pessoa descobre algo, atingindo o equilíbrio que está acima de todas as outras que a seguem. A primeira faz seu trabalho, como por exemplo, Baal HaSulam que revelou para nós todo o método da sabedoria da Cabala, e agora cabe a nós realizá-la. Até que o nosso trabalho esteja completo, não vamos atingir o equilíbrio.

Ela simplesmente nos explica que o problema está no nosso desequilíbrio com a natureza e é necessário chegar ao equilíbrio. A natureza em sua forma integral é o Criador. É com Ele que devemos nos harmonizar, o que significa chegar a equivalência de forma, unidade. Isto é o que devemos implementar. É necessário envolver todo o mundo para isso, que vai exigir muito trabalho.

Pode-se perguntar quem é essa pessoa que faz toda a diferença e usa seu livre-arbítrio? Você é esta pessoa! É toda a pessoa que recebeu o despertar espiritual interior e, portanto, ouviu falar sobre o método de sua realização a partir do exterior.

Somente o despertar inicial ocorre no interior, e por isso, uma pessoa ouve um chamado para ela ou do lado externo. Como resultado, chega-se a um lugar onde realmente é possível perceber o livre arbítrio.

[35626]

Da 4 ª parte da Lição Diária de Cabala de 17/02/2011,,”Introdução ao Livro, Meirot uMasbirot Panim”