A Vida Poderia Ser Bela

Dr. Michael LaitmanNós estamos vivendo um período muito incomum na história humana. De agora em diante, todas as gerações viverão guiadas pela tentativa de ir da percepção da realidade interior à percepção da realidade fora de nós.

É por isso que nós sentimos um vazio tão grande dentro de nós, na vida de nossas famílias, em nossos relacionamentos com os filhos e os demais, em tudo que fazemos. Isso não é observado apenas em algum país em separado, mas em todo o mundo.

As mudanças que estão acontecendo na ecologia e no clima do planeta se tornam uma ameaça maior a cada ano. Mas tudo isso acontece a fim de mudar a percepção da realidade dentro de nós, a qual provoca uma sensação muito desagradável, a fim de sermos capazes de sair do nosso mundo egoísta e descobrir que agora devemos ir da percepção do mal para a perceoção do bem.

E se tivéssemos que obter o desejo de doar, então, naturalmente, ficaríamos felizes, porque não estaríamos destruindo a nós mesmos em um mundo global, onde estamos todos conectados de forma integral. Pelo contrário, conseguríamos promover nosso progresso, pois essa é a única maneira possível de viver e existir, em vez de destruir-nos uns aos outros.

Mas enquanto não mudarmos a nossa atitude em relação a nós, as outras pessoas, o mundo e a realidade em geral, a natureza não vai parar de nos pressionar, porque nós já cruzamos o limite designado. Em resumo, o que a Cabalá diz sobre isso? Ela diz que, se quisermos continuar a nos desenvolver sem sofrimento, devemos entrar em acordo com o estado superior da natureza (não temos escolha) e compreender que o nosso estado atual é muito ruim.

Essa perspectiva nos dá a oportunidade de nos desenvolver maravilhosamente, e nos recompensa com uma existência em um mundo eterno e perfeito que é revelado aqui, através das mudanças na nossa percepção. Por esta razão, tudo o que acontece conosco, devemos ver como uma grande ajuda do Alto, da totalidade da natureza comum, que nos ajuda e nos orienta neste caminho para o avanço adequado, mesmo que às vezes isso se manifeste através de influências desagradáveis.

Mas, se nós formos sensíveis a todos os pequenos sinais como esses, como uma criança inteligente e obediente que sabe como encontrar uma linguagem comum com os adultos, também avançaremos. Nós realmente temos uma maravilhosa aventura pela frente, em vez de uma vida dura.

Da Série de Palestras Introdutórias 28/12/10, “Oportunidades para o Desenvolvimento”