A Sensação, a Mente, o Esforço e a Intenção

Quando nos deparamos com algo oposto, percebemos tal evento na sensação mais grosseira: A Luz está afetando o desejo maior. Mas quando começamos a refletir o que aconteceu, trabalhamos no desejo mais iluminado. Assim, há uma diferença entre a situação quando a Luz afeta o desejo (quanto mais oposto eles estiverem, maior o impacto) e como ele é percebido, que é baseado na lei da similaridade, a capacidade de entender uns aos outros.

Digamos que alguém gritou com você. Você se sentiu insultado internamente: Seu ego é desprezado, e, em seu menor desejo, você sentiu como se você estivesse em frente do seu infrator. Então, você envolve a sua mente e começa a analisar a situação, enquanto que de certa forma, associaa compreensão, concordância e até mesmo se assimila com ele.

O lugar onde eu posso compreender algo na minha frente é considerado mais esclarecido, exaltado. A ordem inversa das Luzes e Kelim (recipientes) irá confundir-nos até começarmos a perceber como a Luz entra e existe em nós, como ela funciona em relação às mudanças no Aviut (espessura do desejo). Mas, até lá, temos que tratar esse fenômeno como uma única propriedade (Segula) para atrair a Luz, que é mais importante que o conhecimento.

Isso não significa que não há necessidade de exercer a compreensão do que estudamos e considerarmos a intenção como a chave. Não, a intenção tem que ser ligada ao esforço mental e manifestada na sua forma particular durante os estudos.

Na verdade, tudo o que discutímos (como Aviut, Partzuf, a Luz) tem lugar apenas na intenção. Nada muda, exceto a intenção, enquanto que tudo o que acontece embaixo deriva da sua influência. A estrutura da alma, o Kli que criamos, e a Luz que recebemos dentro, tudo isso é apenas uma intenção, portanto, tem que estar conectado com todas as partes da sabedoria como a sabedoria da intenção.

Não importa o quanto você vai aprender, é o esforço que conta. Portanto, não é importante o tópico que estivermos estudando. O esforço consiste em conectar com o conteúdo e encontrar os nossos estados internos nele.

Você contém o Malchut do Infinito? Você está na correção final? Você está recebendo NRNHY (Nefesh, Ruach, Neshamah, Haya, Yehida)? Sim você está! Onde ele está? Ela está escondida dentro do seu Partzuf interior. É isso que está sendo discutido.

[35126]

Da Lição Diária de Cabala de 10/12/2010, “Talmud Eser Sefirot